Está encaminhada a permissão para que a pesca das principais espécies continue no Espírito Santo e em todo o Brasil. Nesta terça-feira (25), a partir de informações técnicas produzidas pelos pescadores e engenheiros do setor, o senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) e o deputado Federal Evair de Melo (PV/ES) conversaram novamente com o ministro Sarney Filho (Meio Ambiente) sobre os impactos imediatos que a manutenção da Portaria 445/2014, que proíbe a pesca de 475 espécies, causa aos capixabas e brasileiros que trabalham com pescado. No encontro ficou claro que a liberação da pesca é condicionada às regras existentes para garantir a preservação ambiental.
“A tradição e trabalho de milhares de homens e mulheres, famílias inteiras, estão ‘à deriva’ com essa proibição. Ato sem estudo técnico, que não se sustenta. Nosso compromisso está em garantir a atividade pesqueira, com regras claras, que permitam conciliar com equilíbrio as atividades econômica e ambiental. Pescador sério, não quer a extinção de nenhuma espécie”, destaca o deputado Federal Evair de Melo.
Com a análise, o ministro vai liberar a pesca para um conjunto de espécies, de maior movimentação comercial, importante à manutenção do trabalho de milhares de pessoas. Representantes das colônias, pescadores e lideranças estiveram reunidos em diversos encontros setorizados no Espírito Santo, para definir os argumentos técnicos necessários que foram apresentados ao MMA, com o objetivo de liberar parcialmente as atividades enquanto a portaria é debatida com a dedicação que o tema requer.
Assessoria Evair de Melo