Barragens e caixas secas serão construídas no interior de Colatina

0

barragem colatinaOs produtores rurais de Colatina vão contar com mais uma alternativa para amenizar os efeitos da falta de chuva no município. Cerca de 50 barragens e 4 mil caixas secas devem ser construídas no interior da cidade pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder). Os projetos foram elaborados pelo Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), e já contam com a Dispensa de Licenciamento fornecida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

O município ainda vai buscar parcerias para executar as obras. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural de Colatina, Lauristone da Silva, o custo total estimado para a construção das barragens é de R$ 1,2 milhão. “Na grande maioria, serão barragens de terra com volume de armazenamento de até 10 mil metros cúbicos de água. Serão obras realizadas com recursos federal e estadual e em parcerias que ainda serão definidas”.

Lauristone disse ainda que os benefícios das barragens para a população do interior são inúmeras, já que além de armazenar água para as atividades agropecuárias, elas regulam o fluxo dos cursos d’água, proporcionam ou oferecem alternativa econômica ao produtor, já que ele pode utilizar a barragem para a criação de peixes (piscicultura) e também diminuem a pressão sobre a utilização desenfreada das nascentes.

Já as caixas secas funcionam para armazenar água da chuva e potencializam o solo das propriedades rurais. Juntamente com as obras de manutenção das caixas já existentes, que serão iniciadas em abril, o custo será de R$ 1,3 milhão.

Redação Campo Vivo com informações da Secom PMC

Compartilhar:

Deixar um Comentário