Renegociação de dívidas dos agricultores é discutida em reunião na Ales

0

reunião renegociação de dividas alesNa manhã desta terça-feira, 14, a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), realizou uma audiência pública para retomar as discussões sobre a renegociação das dívidas dos produtores rurais capixabas, que há três anos amargam prejuízos por conta da crise hídrica, que é a maior já registrada na história do ES.

No evento, o presidente da Associação Agricultura Forte, Edivaldo Permanhane, apresentou uma proposta que seria viável para os produtores capixabas quitarem as dívidas contraídas com instituições bancárias. ”Nossa  reivindicação  é  prorrogar o pagamento das dívidas, com vencimento até o final desse ano, por mais quatro anos. O prazo de carência seria de 10 anos com juros de 3,75% para todos os segmentos da agricultura. Nós queremos pagar nossas dívidas e por isso estamos pedindo condições para quitar nossos débitos”, afirmou Edivaldo Permanhane.

O apelo dos agricultores foi reforçado pelo presidente da Sociedade Espíritossantense de Engenheiros Agrônomos, Geraldo Ferreguetti. “Nossos agricultores estão migrando para outros estados como Rondônia, Roraima e para as cidades do Sul da Bahia, no maior exodo rural já visto no Estado nos últimos 20 anos, por conta da crise hídrica e por não conseguirem renegociar suas dívidas para retomar as lavouras que foram perdidas no longo período de estiagem”, alegou Ferreguetti.

Agricultores de vários municípios capixabas falaram sobre os problemas que estão enfrentando para os representantes dos bancos do Brasil, banco do Nordeste, Banestes, Sicoob e Bandes, que possuem carteira de crédito agrícola no ES. As instituições bancárias reconheceram que tem consciência do problema e se mostram dispostas a encontrar uma solução.

Representantes da Secretaria Estadual de Agricultura e entidades públicas e privadas ligadas ao setor pecuário também estiveram presentes na audiência pública.

Diante de tudo que foi apresentado a presidente da Comissão de Agricultura, deputada Janete de Sá propôs a criação de um grupo de trabalho para traçar uma proposta de renegociação das dívidas, nos moldes do que foi reivindicado pela Associação Agricultura Forte. A primeira reunião de trabalho desse grupo foi marcada para a próxima terça-feira,21, às 14hs, na Assembleia Legislativa.

“A renegociação das dívidas é muito melhor para rede bancária, para o país e para os produtores, do que a inadimplência. Nossos produtores são bons pagadores, prova disso é que a inadimplência em nosso estado é a menor do país. Esse é o momento de nos unirmos, Deputados Estaduais, Federais, Senadores, Governo do Estado e os segmentos produtivos da agricultura, para sensibilizar o Governo Federal, e o Conselho Monetário Nacional, para que concedam um tratamento diferenciado na renegociação das dívidas dos nossos agricultores que não querem anistia e sim condições para pagar o que devem”, declarou a deputada Janete de Sá.

Assessoria Janete de Sá

Compartilhar:

Deixar um Comentário