Conheça os planos da prefeitura de Sooretama para a agricultura do município

0
Vista aérea de Sooretama - Divulgação PMS

Vista aérea de Sooretama – Divulgação PMS

O portal Campo Vivo dá sequência à série de entrevistas com os secretários de agricultura dos municípios mais importantes para o setor no Espírito Santo. Você acompanha quais são as propostas e os desafios que os novos gestores tem pela frente em seus mandatos.

A entrevista desta segunda-feira (30) é com o Secretário de Agricultura de Sooretama, Fernando Camiletti.

Confira:

A agricultura de Sooretama tem grande influência na economia da cidade. A produção de café no município é sustentada por pequenos produtores, que neste período de seca tiveram prejuízos consideráveis na produção. Segundo levantamento do Incaper, a perda na produção em todo município chega a 50%. Em entrevista ao Portal Campo Vivo, o secretário de agricultura de Sooretama, Fernando Camiletti, disse que para mudar essa realidade, o município pretende investir no incentivo à diversificação na produção.

Fernando Camiletti - Secretário de Agricultura de Sooretama - Divulgação PMS

Fernando Camiletti – Secretário de Agricultura de Sooretama – Divulgação PMS

“Temos propriedades aqui na cidade que não colheram praticamente nada devido a falta d’água para irrigação. Nosso objetivo com o inventivo à diversificação, é garantir que o produtor tenha outra fonte de renda caso uma cultura não dê lucro”, disse.

Para que esse incentivo seja possível, a prefeitura e o sindicato rural da cidade vão criar o fundo de aval municipal, que vai permitir aos produtores buscar financiamentos para investir em novas culturas.

A agricultura familiar de Sooretama terá mais participação na merenda escolar este ano. Tudo que for produzido por pequenos produtores será destinado à alimentação dos alunos da rede municipal da cidade.

“Estamos elaborando os cardápios junto à secretaria de educação e vamos valorizar o que é produzido aqui na cidade e tornar a merenda escolar mais nutritiva”, esclarece.

Além de levar produtos colhidos na cidade para as escolas, a prefeitura de Sooretama tem planos de incentivar a compra desses produtos nas feiras da cidade, com o ticket-feira, benefício que será destinado aos servidores públicos da cidade.

“É mais um benefício para os servidores e uma forma de injetar dinheiro na economia da nossa cidade”, enfatizou Fernando.

Uma outra novidade que está em fase de implantação em Sooretama é a implantação do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, que fiscaliza as condições sanitárias e a produção dos alimentos de origem animal.  O município pretende iniciar a emissão do selo até o final do primeiro semestre deste ano.

A unificação dos setores agrícolas da cidade que oferecem atendimento aos produtores rurais também é um dos planos da atual administração. Setores como o Incaper, o Idaf e as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente vão funcionar num mesmo espaço físico. Ainda não há prazo para que a mudança seja feita, mas é uma das ações previstas para acontecer ainda este ano.

As notícias boas para a agricultura de Sooretama não param por aí. A cidade deve ganhar um mercado municipal nos próximos anos. É o que garante o secretário de agricultura.

“Estamos buscando parceria com o governo do estado para a construção de um mercado municipal. Com isso, nossos produtores vão ter onde comercializar seus produtos, além das feiras que já acontecem na cidade”, disse.

Sobre os desafios dos próximos anos, Fernando disse estar confiante e determinado a realizar bons trabalhos à frente da agricultura de Sooretama.

“Apesar da crise hídrica que há três anos vem nos prejudicando, acredito que a parceria que estamos fazendo com outras entidades, nós vamos dar assistência e mais qualidade aos produtores, buscando sempre o melhor para eles”, finaliza.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário