Doze anos sem Febre Aftosa no ES serão lembrados em sessão

por admin_ideale

 


Para comemorar os 12 anos sem ocorrência de Febre Aftosa na pecuária capixaba, a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realiza sessão solene na próxima segunda-feira (28), às 19 horas, no Plenário “Dirceu Cardoso” do Palácio “Domingos Martins”.


 


A solenidade, proposta pelo deputado Marcelo Coelho (PSDB), vai homenagear com diplomas de “Honra ao Mérito” cerca de 30 pessoas, entre médicos veterinários e entidades ligadas diretamente à erradicação da doença no Estado.


 


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que por meio de seus médicos veterinários promoveu ações de controle da vigilância sanitária em todo rebanho bovino do Estado, será uma das instituições homenageadas durante o evento.


 


O último foco de Febre Aftosa no Espírito Santo ocorreu em abril de 1996, mas foi em maio de 2001 que conseguiu o “status” de área livre da doença, com reconhecimento internacional pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), o que permitiu que o Estado voltasse a ser exportador de carne.


 



 


Febre Aftosa


 


A Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Também afeta elefantes, camelos, lhamas, ratos e capivaras. Não afeta eqüídeos (cavalos, asnos, mulas e bardotos). Os seres humanos raramente são infectados pelo vírus.


 


A gravidade da aftosa não decorre das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes produtores. Pode levar à morte, principalmente os animais jovens.


 

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar