Congresso Brasileiro de Fruticultura aponta que frutas nativas precisam ganhar o mercado nacional

por Portal Campo Vivo
Foto: Incaper

Foto: Incaper

Das 20 espécies de frutas mais consumidas no Brasil apenas três são nativas. Esse número foi apresentado no XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, em São Luís, no Maranhão. A chefe da área de pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Sarah Ola Moreira, foi a representante do Instituto no evento.

O tema do Congresso foi Fruteiras Nativas e Sustentabilidade. “Essa temática é de grande relevância. Acabamos importando o gosto pelas frutas de outros países e não desenvolvemos a fruticultura local. A mata Atlântica, por exemplo, é riquíssima em frutas, mas poucas são exploradas comercialmente. Entre elas, podemos citar a pitanga, jabuticaba, juçara, araçá-una, cambuci, cambucá e uvaia”, explicou Sarah.

Durante o Congresso, a pesquisadora do Incaper secretariou a oficina de trabalho da região Sudeste sobre fruteiras nativas. “Foi criado um documento único para propor um conjunto de ações a fim de incentivar a produção e comercialização de fruteiras nativas, bem como subsidiar políticas públicas e agências de fomento”, explicou Sarah.

Além disso, no Espírito Santo, profissionais do Incaper e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que também estiveram no evento, devem reunir-se para traçar ações em conjunto a fim de incentivar fruteiras nativas.

Apresentação de trabalhos

O Incaper apresentou seis trabalhos no Congresso, que contou com a apresentação de 763 ao todo. Participaram desses trabalhos, além da pesquisadora Sarah Ola, as pesquisadoras Karin Kuhlcamp e Fabíola Barros, do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Norte, Edileuza Galeano e Adelaide Santana da Costa, de Vitória, além dos bolsistas do Programa de Iniciação Científica (Pibic) do Incaper.

Os temas dos trabalhos levados pelo Instituto foram:

– Desenvolvimento inicial de famílias de irmãos procedentes da cultivar rubi incaper 511.

– Parâmetros genéticos em famílias de meio-irmãos da cultivar rubi 511 na fase vegetativa.

– Tamanho amostral ótimo para variáveis morfoagronômicas em frutos de mamão.

– Correlações entre caracteres morfoagronômicas e de reação a doenças em mamoeiro da cultivar rubi 511.

– Correlações entre variáveis morfoagronômicas em mamoeiro em estágio juvenil.

– Perdas na fruticultura em 2015 e sua relação com a crise hídrica.

O Congresso foi promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Governo do Estado do Maranhão. A próxima edição do evento ocorrerá em Porto Seguro, na Bahia.

Para saber mais sobre o evento, acesse: http://www.fruticultura2016.com.br/

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar