Embrapa manifesta apoio a Grupo de Trabalho do Crea/ES

0

embrapaO Grupo de Trabalho Embrapa/Crea-ES tem apoio de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Seis pesquisadores do órgão se manifestaram favoráveis aos trabalhos que serão desempenhados pelo GT e se colocaram à disposição para colaborarem com as atividades. Uma carta de apoio foi enviada ao presidente do Crea-ES, Eng. Agrônomo Helder Carnielli, no mês de agosto.

O Crea-ES quer o quanto antes a instalação da Embrapa no Espírito Santo. Apenas três estados em todo o Brasil não possuem uma unidade do órgão de pesquisa e o Espírito Santo está entre eles.

“Não ter a Embrapa em nosso estado é um atraso. Somos um dos estados que mais contribuem com o setor agropecuário no país, precisamos da instalação do órgão o mais rápido possível. Saber que temos o apoio da própria Embrapa é um ótimo passo”, afirmou o presidente do Conselho, Helder Carnielli.

No país, 46 unidades da Embrapa estão instaladas e só em Brasília existem 17 unidades administrativas. No exterior, há quatro laboratórios virtuais e três escritórios internacionais.

Em carta, os pesquisadores se mostraram satisfeitos com a iniciativa do Crea capixaba e afirmaram ser essencial a presença da Embrapa para promover, ao lado do Incaper e outras instituições ligadas à agricultura,  pesquisas e transferência de tecnologia, que permitam maior produtividade, renda, além de produtos com mais qualidade para a sociedade e agricultores.

“Como pesquisadores e analistas da Embrapa, gostaríamos de contribuir na construção da mesma e, quem sabe, caso seja do interesse da empresa, auxiliar com nosso conhecimento e experiência na pesquisa localmente”, afirmaram. Quatro dos seis pesquisadores já fizeram parte do quadro de funcionários do Incaper e sabem quais demandas em pesquisa o Espírito Santo precisa, além de compreenderem as necessidades em pesquisas e tecnologias dos agricultores capixabas.

O grupo que assinou a carta é formado pelos pesquisadores Anderson Ramos de Oliveira, Flávio Dessaune Tardin, Luiz Augusto Lopes Serrano, Marlon Vagner Valentim Martins, Sérgio Adriano dos Santos e Aisy Botega Baldoni Tardin.

O GT Embrapa/Crea-ES inicia efetivamente seus trabalhos neste mês de setembro, após homologação dos nomes que compõem e coordenam o Grupo, na Sessão Plenária do próximo dia 13.

Mariana Guedes

Compartilhar:

Deixar um Comentário