Os cafés produzidos nas montanhas capixabas estão presentes na Olimpíada do Rio de Janeiro. A Coopeavi selecionou os melhores grãos produzidos por seus cooperados para exposição e degustação no Espaço Arte do Café, na Casa Brasil, construída no Píer Mauá, região turística do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro (RJ). Os grãos ficarão expostos do dia 4 de agosto até 18 de setembro.
Os Jogos Olímpicos é uma grande oportunidade para apresentar o que o Brasil tem de melhor. Por isso, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), juntamente com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), criou o “Espaço Arte do Café” na cidade do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos deste ano, para apresentar ao mundo os melhores cafés produzidos em solo brasileiro.
O local funciona como uma cafeteria, onde estão expostos vários tipos de café e de diferentes regiões, como Sul de Minas, Mantiqueira, Cerrado Mineiro, Norte Pioneiro do Paraná e Montanhas Capixabas. Também estão sendo realizadas apresentações diárias sobre a história do café e das regiões produtoras e sobre as características dos cafés disponibilizados aos turistas. Ao final de cada apresentação, os visitantes poderão degustar a bebida da região específica apresentada.
A Coopeavi, que possui em seu quadro social cafeicultores com referência em qualidade, tanto na variedade arábica, quanto na conilon, é a única cooperativa capixaba com exposição da produção de seus associados. Os grãos de cafés arábica selecionados são de produtores da região das montanhas do Espírito Santo e estão representados pela marca Pronova. A Coopeavi fará a apresentação da região das Montanhas Capixabas no dia 10 de setembro.
“Para a Coopeavi, é muito gratificante fazer parte deste momento e o mais importante é ter a oportunidade de apresentar o trabalho realizado por nossos cooperados para os turistas, que virão ao Brasil em função da Olimpíada”, disse o Diretor Comercial Administrativo da Coopeavi, Argêo João Uliana.
Essa é uma das estratégias do Governo Federal para recepcionar os turistas com o que temos de melhor, afinal o Brasil é a “Nação do Café”. Com a iniciativa, os visitantes poderão conhecer as diversas realidades das regiões brasileiras produtoras de cafés finos.
Domicio Faustino Souza / Coopeavi