Inscrições abertas para Curso de Barragens em Cachoeiro de Itapemirim

0
Foto: Idaf

Foto: Idaf

Estão abertas as inscrições para o módulo do Curso de Elaboração de Projetos de Barragens e de Gestão de Recursos Hídricos que acontece entre os dias 8 e 12 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim. Os interessados podem se inscrever por meio do site www.seag.es.gov.br até a próxima segunda-feira (18). Para isso, basta clicar no banner ‘Pré-inscrição do Curso de Barragens e Recursos e Recursos Hídricos” localizado na parte direita da página.

A ação é da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA). O projeto conta com o apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sistema OCB/ES.

Como as vagas são limitadas — 420 para todo o Espírito Santo, sendo 35 em cada uma das 12 cidades onde o curso será realizado —, as fichas dos candidatos serão analisadas pelo corpo técnico da Seag. Profissionais que atuam em instituições que prestam serviço de forma gratuita terão preferência no momento da seleção. Aqueles que forem selecionados receberão confirmação via e-mail.

Curso
O Curso de Elaboração de Projetos de Barragens e Gestão de Recursos Hídricos é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com diversas instituições públicas e privadas. O objetivo é promover a capacitação técnica para a elaboração de projetos de pequenas barragens de terra, trâmites de licenciamento e outorga, além de trazer outros aspectos relativos à gestão de recursos hídricos e a práticas adequadas de manejo da água e solo.

As barragens são reservatórios que em períodos de chuvas, ajudam a conter cheias em córregos e rios onde estão instaladas, armazenando a água em excesso e assim evitando inundações que, muitas vezes, causam estragos em cidades, bairros ou outras localidades. As barragens também alimentam os rios, pois no período de seca, a mesma água contida nas cheias, é liberada para manter os cursos hídricos perenes, evitando que eles sequem.

Serão realizados 12 cursos, em todas as bacias hidrográficas capixabas, capacitando, aproximadamente, 360 profissionais do Sistema Capixaba da Agricultura, de instituições parceiras e outras. A duração de cada etapa é de cinco dias, totalizando 40 horas.

O curso já foi realizado em Boa Esperança, Nova Venécia, Marechal Floriano, Anchieta e São Gabriel da Palha. Os próximos cursos serão nas cidades de Afonso Cláudio, ainda neste mês de julho, e Cachoeiro de Itapemirim, em agosto. Ambos já se encontram com as inscrições abertas. Os demais municípios que vão oferecer a capacitação são Santa Maria de Jetibá (agosto), Linhares (setembro), Aracruz (outubro), Colatina (outubro) e Mimoso do Sul (novembro).

Até o momento cinco turmas já capacitaram 184 profissionais nos municípios de Boa Esperança (33 engenheiros), Nova Venécia (34 engenheiros), Marechal Floriano (37 engenheiros), Anchieta (41 engenheiros) e São Gabriel da Palha (39 engenheiros).

O principal objetivo do curso é aumentar o número de profissionais, a fim de que as barragens sejam construídas para facilitar a vida de comunidades e produtores rurais, uma vez que as mesmas são vistas como alternativas para reduzir os impactos causados pela seca.

Ingrid Castilho

Compartilhar:

Deixar um Comentário