Secretário de Agricultura do ES vai receber sugestões de produtores rurais pelo celular

0

Rural mais fácilOs capixabas ganharam, este mês, um canal de comunicação direta com a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Por meio do aplicativo de celular WhatsApp e também por email será possível enviar mensagens diretamente ao secretário de Agricultura, Octaciano Neto. A ideia é abrir espaço para que as pessoas, principalmente as que estão ligadas ao setor agropecuário capixaba, opinem sobre como a Seag e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) podem facilitar a vida do produtor rural. As mensagens podem ser enviadas para o número (27) 99720-5845 e também para o e-mail octaciano.neto@seag.es.gov.br.

A ação está dentro do pacote de medidas da Seag Rural Mais Fácil e só no primeiro dia 12 propostas foram apresentadas por capixabas.

Octaciano Neto, que idealizou o canal, explicou que o produtor rural, muitas vezes, tem ideias para resolver dificuldades com as quais lida diariamente, mas poucas dessas ideias chegam àqueles que realmente podem torná-las efetivas para mudar uma realidade.

“Estamos abrindo esse canal para que produtores rurais, técnicos ligados aos setores da agricultura e outros interessados possam ter a oportunidade de participar da construção de ações e políticas públicas que possam ajudar em todos os aspectos possíveis. Acredito que dando esta oportunidade para essa participação conseguiremos ter bons resultados para beneficiar a todos em muitos aspectos, que irão contribuir para o desenvolvimento agropecuário capixaba”, explicou o secretário.

Rural Mais Fácil

O Rural Mais Fácil é um conjunto de medidas e ações implementadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e suas entidades vinculadas, para facilitar e simplificar a vida do produtor rural e das agroindústrias capixabas.

Dentre as ações já estabelecidas estão a simplificação do processo de licenciamento de barragens, a isenção do ICMS do milho, a publicação do decreto para fortalecimento da agroindústria e a criação do Certificado de Sustentabilidade quanto ao uso da água para irrigação no Estado e dos Acordos de Cooperação Comunitária (ACC). Além dessas, também foi anunciado no mês de junho um pacote de medidas para desburocratização de serviços prestados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito santo (Idaf): o lançamento da Guia de Trânsito Animal on-line (e-GTA) para aves e suínos, a lei que autoriza a concessão do serviço de inspeção sanitária animal permanente, a simplificação do decreto de agroindústria, a instrução normativa que simplifica o licenciamento de secadores de café e a instrução de serviço que agiliza os processos de licenciamento simplificado de atividades agropecuárias.

Ingrid Castilho

Compartilhar:

Deixar um Comentário