O Espírito Santo já tem seus representantes para a etapa nacional do CNA Jovem. São eles: Leonardo Raasch Hell (Colatina), Maiara Pereira Santos (Santa Teresa) e Vinicius Maline (Jaguaré). Eles foram os vencedores da etapa estadual, que terminou no dia 19 de junho, após a realização de 3 encontros presenciais, totalizado 48 horas de programação.
O Programa criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), tem como objetivo identificar e capacitar novas lideranças, para impulsionar o agronegócio. Dezenas de jovens, todos com nível Superior e idade entre 22 e 30 anos, se inscreveram para participar da fase estadual, e, após avaliação individual, 20 deles foram selecionados para participar da etapa estadual, destes, além dos 3 vencedores, o programa contou com a participação de jovens de Afonso Cláudio, Alegre, Guarapari, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Muniz Freire, Santa Leopoldina, São Mateus e Rio Novo do Sul.
Na programação, aconteceram palestras com líderes do agronegócio capixaba, como a da superintendente do SENAR-ES, Letícia Toniato Simões, e do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Octaciano Neto. Também foi apresentado um módulo sobre as características de um Líder e outro de oratória.
Os três finalistas representarão o Espírito Santo nacionalmente. “É muito importante para a agropecuária brasileira, e em especial a capixaba, ter a força, o interesse e o envolvimento de novos líderes rurais. Os jovens que participaram da nossa etapa estadual e o Sistema FAES/SENAR/SINDICATOS RURAIS serão bem representados nacionalmente. Nossa equipe levará seus conhecimentos para outras partes do país e trará novas experiências para serem compartilhadas aqui”, disse Letícia.
GANHADORES
Os jovens Leonardo Raasch Hell, Maiara Pereira Santos e Vinicius Maline Tavares apresentaram planos de ação voltados para legislação, gestão financeira e econômica, e gestão sindical.
Natural de Colatina e filho de produtor rural, o engenheiro agrônomo Leonardo Raasch Hell, 26 anos, apresentou o projeto “Gestão ambiental no agronegócio capixaba”, que pretende facilitar as informações de legislação para o produtor rural.
Segundo ele, é importante disseminar de forma simplificada as Leis no meio rural. “Meu objetivo é levar esclarecimentos acerca da legislação, por meio de um facilitador do SENAR-ES ou incluso no conteúdo dos treinamentos, contemplando diferentes culturas”, conta.
Maiara Pereira Santos, 23 anos, é médica Veterinária e especialista em Pecuária Leiteira. Exercendo suas atividades em Santa Teresa, a representante do estado é filha de técnico em agropecuária. Ela criou o plano “Desenvolvimento da gestão financeira e econômica eficiente das propriedades rurais”, no qual apostou na importância do controle da gestão financeira.
“Espero colocar meu plano em prática e contribuir com o agronegócio capixaba. Uma boa gestão no campo representa economia no bolso do proprietário e crescimento da propriedade”, revela.
O administrador especializado em Gestão de Pessoas e técnico Administrativo do Sindicato Rural de Jaguaré, Vinicius Maline Tavares, 30 anos, apresentou o plano “Gestão Sindical”. Seu projeto engloba um sistema de administração sindical integrado com FAES e os Sindicatos Rurais, envolvendo controle de dados de associados e serviços financeiros, além de cadastro de prestação de contas e registros de atendimento interno.
“É uma forma de organizar e facilitar as atividades e demandas dos Sindicatos, contribuindo para o trabalho eficiente que é disponibilizado aos produtores rurais”, afirma Tavares.
CNA Jovem Nacional
A etapa nacional do Programa acontecerá a partir de julho, em Brasília, com 81 jovens que mais se destacaram em seus estados. Nesta fase, serão quatro encontros presenciais, em que os participantes serão estimulados a construir suas trajetórias de liderança baseadas em uma das cinco dimensões: Sindical, Institucional, Política, Empreendedora e Acadêmica.
Mônica Caser