Discutir a questão da segurança nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) e no entorno, localizado no bairro Vila Capixaba, em Cariacica. Esse foi o intuito da reunião entre os deputados Marcelo Santos e Gilsinho Lopes, presidente e vice-presidente da Comissão de Política sobre Drogas da Assembleia Legislativa, com o diretor-presidente da Ceasa José Carlos Buffon.
Também estava presente o diretor técnico-operacional da Ceasa, Marcos Antônio Cossetti Magnago; o comandante do 7º Batalhão, Tenente-Coronel Haroldo Magalhães; o Comandante da Companhia, Capitão Pereira; o delegado chefe da DPJ de Cariacica, José Luiz Pimentel Pazeto; o delegado da região, Marcos Aurélio, além de representantes da Associação dos Permissionários da Ceasa/ES (Aupeces).
O encontro serviu para abrir espaço para a discussão entre a diretoria do órgão, lojistas e representantes das polícias civil e militar, no que diz respeito aos constantes furtos que acontecem dentro e fora da Ceasa.
Após a reunião foram deliberadas as seguintes ações: a contratação pela Centrais de Abastecimento de policiais da reserva para ajudar no trabalho de segurança do local, a criação de um Grupo Permanente de Trabalho com a representação de todos os setores que prestam serviço na Ceasa e uma reunião nos próximos dias com representantes do Judiciário capixaba e do Ministério Público, para garantir mais segurança a todos que circulam e moram na região.
“Considero a Ceasa uma cidade, já que temos três mil produtores cadastrados no local, que geram um movimento financeiro anual de R$ 1 bilhão, com a circulação de sete mil pessoas por dia. Por isso, o resultado desse encontro foi muito positivo, pois traçou o caminho para solucionar um grave problema na região com a integração de todos os atores locais e as polícias Civil e Militar a fim de combater e diminuir o índice de criminalidade além de coibir o uso e o tráfico de drogas no local”, destaca o deputado Marcelo Santos.
O deputado relata ainda que “pela importância socioeconômica e alimentar que a Ceasa exerce no Espírito Santo, como geradora de emprego e renda e fornecedora de alimentos para as famílias capixabas, é preciso tratar o local com a devida atenção para que se crie um melhor ambiente de trabalho neste local que congrega mão de obra familiar”.
A primeira reunião do Grupo Permanente de Trabalho, que também terá como participantes representantes da Associação dos Caixoteiros e da Associação dos Produtores Rurais (APRTC), será na próxima terça-feira (14), às 10 horas, no auditório da Ceasa.
Assembleia Legislativa / ES