Na próxima quinta-feira (10), será realizado, nos municípios de Alfredo Chaves e Marechal Floriano, um Dia de Campo Sobre o Uso da Palha como Combustível no Secador de Fogo Indireto com o objetivo de fornecer aos produtores as informações necessárias para o uso correto da palha nos secadores, de forma econômica e com diminuição nos riscos ambientais causados pelo excesso de fumaça que o secador produz se não for utilizado corretamente.
O evento terá início no distrito de São Martin, em Alfredo Chaves, às 08 horas, ao lado da Igreja Católica do distrito, onde os produtores participarão de um café-da-manhã. Após o lanche, poderão conhecer um secador de café que utiliza palha como combustível. Às 10 horas, os participantes do Dia de Campo seguirão, em carros particulares, para o distrito de Santa Maria em Marechal Floriano, onde receberão palestras sobre o manejo da palha nos secadores de café, as questões ambientais que se relacionam a esta prática e como licenciar os equipamentos utilizados.
Após o término das palestras, previsto para 12 horas, os participantes vão ao distrito de Quatro Territórios, novamente no município de Alfredo Chaves. No local, haverá um almoço e logo depois os produtores participarão de palestras sobre a compostagem de café, que é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos. O encerramento do evento está previsto para às 16 horas.
O evento, que já foi realizado anteriormente em Marechal Floriano e Castelo, é fruto das parcerias entre Incaper, Idaf e da Associação dos Produtores de São Martin e Região (Aspromar).
Redação Campo Vivo
Láyna Arpini

