Adubo da Embrapa reduz custos na lavoura

por admin_ideale

 


Tecnologia de adubação verde com capacidade para reciclar nutrientes e tornar o solo mais fértil e produtivo foi desenvolvida pela unidade de Agrobiologia da Emprapa, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma prática agrícola que consiste no plantio de espécies, principalmente, as leguminosas que são capazes de substituir os adubos minerais nitrogenados oriundos do petróleo.

O uso de adubo verde reduz, ou até elimina, o uso de fertilizantes minerais nitrogenados, o que representa economia para o produtor, contribuindo para a sustentabilidade da agricultura e garantindo a conservação de recursos naturais. O quilo do fertilizante minerais custa, em média, U$ 1,00. Quando planta uma leguminosa que fixa o nitrogênio, o produtor paga apenas pela primeira leva de sementes e pode reproduzi-las, tornando-se mais independente.

As folhas e raízes das leguminosas são utilizadas como adubo verde. Suas raízes extraem nutrientes de camadas mais profundas do solo. As plantas formam uma cobertura na terra, aumentando o teor de matéria orgânica e contribuindo para a conservação, retenção de água e redução da erosão. A capacidade na escolha das espécies é muito importante, já que em cada região existem plantas com adaptação adequada ao clima, solo e ao sistema de manejo.


 


Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar