Estudantes da Uesb visitaram laboratórios da sede da Ceplac

0

 


Um grupo de estudantes do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, esteve visitando, na manhã de terça-feira, os laboratórios do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) e do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), na sede regional na rodovia Ilhéus-Itabuna. Os alunos tiveram particular interesse pelo Laboratório de Biocontrole da Ceplac, que estuda organismos antagônicos à patógenos de doenças e produz biofungicidas, desde 1996.


Entre os biofungicidas criados pelo laboratório da Ceplac está o Tricovab, que é um agente antagônico ao fungo causador da vassoura-de-bruxa. O produto está passando pelo processo de registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, para posterior disseminação entre produtores de cacau, o que pode acontecer ainda este ano segundo o engenheiro agrônomo e responsável pelo processo de registro Luiz Cordeiro.


Desde 2005 que a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) testa fungo contra a vassoura-de-bruxa. A doença é causada pelo fungo Crinipellis perniciosa. O Trichoderma stromaticum é um outro fungo, que combate a doença e pode ser desenvolvido em biofábricas.  


A Biofábrica da Uesb desenvolve trabalhos com o Trichoderma, testando-o no controle da vassoura-de-bruxa em uma propriedade no município de Itororó. A aplicação do defensivo biológico tem de ser feita durante quatro meses.


O Laboratório de Biocontrole da Ceplac também despertou interesse no grupo de técnicos do Ministério da Agricultura, Embrapa, Unicamp e outros órgãos que visitou o Sul da Bahia, em novembro do ano passado, para coletar dados em fazendas, instituições públicas e indústrias processadoras de cacau, além de fazer entrevistas, visando a construção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC do Cacau).


Na foto, a visita dos técnicos e também de parlamentares federais que na ocasião se reuniram com produtores de cacau em Ilhéus.


 


Assessoria de Comunicação da Ceplac

Compartilhar:

Deixar um Comentário