Inserir o design de produtos no planejamento estratégico da indústria é uma forma de agregar valor ao produto final, reduzir custos, melhorar a produtividade, qualidade e lucratividade da indústria de móveis.
Este é o ponto de vista da designer de móveis, Silvia Grilli. Ontem a noite, ela participou da programação da Semana Capixaba de Móveis, com a palestra sobre Desing Estratégico (foto).
Silvia apresentou dois casos de empresas fabricantes de móveis para retratar a importância do design no desenvolvimento sustentável do setor. Uma era uma empresa nacional e outra italiana. Ambas usam o design como ferramenta estratégica.
O primeiro caso foi de uma indústria de móveis para espaços instituicionais e hotelaria, se observava deficiências como alto índice de desperdício, elevado retrabalho, baixa produtividade, não cumprimento de prazos e, consequentemente lucratividade comprometida. Segundo Silvia, após a introdução do design como ferramenta estratégica, a indústria passou a contar com padronização de processos e produtos, treinamentos, comunicação dirigida e eficiente e valorização dos produtos. O resultado foi maior produtividade, preço competitivo e lucratividade elevada.
No caso da empresa italiana, o uso do design em parceria com o marketing tem proporcionado a criação de um conceito que diferencia o produto no mercado consumdor e eleva seu valor final.
“A indústria nacional precisa incorporar a questão do desenvolvimento do produto para antecipar o desejo do consumidor. Isto proporciona uma comunicação mais eficiente com o mercado. E o designer deve participar de todo o processo produtivo. E, em parceria com o marketing ele pode agregar valor ao produto criando conceitos diferenciados para a empresa”, disse Silvia.
Assessoria de Comunicação do Sindimol