IBGE projeta 43,72 milhões de sacas de café para safra 2015

por admin_ideale

A safra brasileira de café foi estimada em 43,72 milhões de sacas de 60 kg pelo relatório de agosto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão representa queda de 3,1% em relação a safra de 2014 e de 1% em relação ao mês de julho.

Arábica
A estimativa do Instituto para a espécie arábica em 2015 é de uma produção de 1,98 milhões de toneladas, ou 33 milhões de sacas de 60 kg, redução de 1,3% em relação ao mês anterior. Os dados refletem o que foi apurado em Minas Gerais, que este mês teve sua estimativa de produção reduzida em 1,9%, devendo alcançar 1,36 milhões de toneladas ou 22,7 milhões de sacas de 60 kg e redução da estimativa do rendimento médio em 2%, passando dos 1.407 kg/ha para 1.379 kg/ha na avaliação de agosto.

Com mais da metade do café previsto já colhido nas principais regiões produtoras, segundo o instituto, no Cerrado Mineiro as lavouras estão apresentando queda norendimento em função da necessidade de uma quantidade maior de grãos para encher uma saca.

O relatório aponta que “o clima mais quente que de costume e as estiagens de início de ano, em alguns municípios, impediram o adequado enchimento dos grãos, deixando-os menores e mais leves, afetando seu rendimento. Outro problema verificado durante a colheita foi a ocorrência de chuvas, que dificultaram os trabalhos de colheita e afetaram a qualidade dos grãos”.

Aumento em relação a 2014
Apesar disso, o IBGE afirma que, embora 2015 seja um ano de safra baixa, de acordo com a característica de bienalidade da espécie, a estimativa de produção do arábica encontra-se 3,3% superior à obtida no ano anterior. Isto se deve à quebra da produção em 2014 em decorrência do clima excessivamente quente e seco nos principais estados produtores, São Paulo e Minas Gerais.

Assim, de acordo com o IBGE, embora as lavouras tenham terminado 2014 bastantes debilitadas, a normalização das chuvas em 2015 possibilitou recuperação das mesmas, notadamente em São Paulo e também na Zona da Mata e no Sul de Minas Gerais, apesar dos recentes problemas climáticos na região do Cerrado Mineiro.

 

 

CaféPoint

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar