BRAPEX anuncia vencedores do 3º Prêmio Produtor de Mamão

por admin_ideale

A Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) anunciou, na noite da última sexta-feira (07), em cerimônia realizada no município de Linhares (ES), o resultado final do Prêmio Produtor Brapex 2015 com os cinco primeiro lugares. O produtor rural Bruno Pessotti, da Fazenda Santo Antonio, do município de Vila Valério (ES), foi o vencedor do concurso com 72,2 pontos.

O evento de encerramento do projeto, que teve três meses de avaliações, reuniu 75 pessoas entre produtores, empresários, técnicos e lideranças do setor rural local, estadual e nacional. Estiveram presentes o sub-secretário de agricultura do Espírito Santo, Marcelo Suzart; o diretor executivo da Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Eduardo Brandão; a representante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputada estadual Eliana Dadalto; o representante da Federação da Agricultura e Senar do ES, Antonio Roberte Bourguginon; o secretário de agricultura de Linhares, Mauro Rossoni Júnior; entre outras lideranças.

Ao receber a premiação, o produtor vencedor destacou a importância de buscar inovações no processo de produção e seguir as técnicas recomendadas para garantia de uma boa produtividade e qualidade do alimento. “Procuramos sempre seguir as tecnologias adequadas no campo para resultar em uma fruta saborosa e segura para o consumidor. Fico feliz com este prêmio”, disse Bruno Pessotti. Ao receber o troféu e cheque no valor de R$ 2.000,00, o produtor doou o valor para a Associação para fortalecer o desenvolvimento das ações em benefício do segmento e foi bastante aplaudido.

O presidente da Brapex, Rodrigo Pontini Martins, destacou a importância do projeto para incentivar os produtores a adotarem técnicas adequadas na lavoura e valorizar todo o setor produtivo e exportador. “Temos aqui produtores que foram premiados pelo esforço diário na produção de mamão seguindo padrões rigorosos exigidos pelos mercados consumidores. É uma forma de reconhecer o trabalho de todo o setor”, destacou Martins.

Para o sub-secretário de agricultura do Espírito Santo, Marcelo Suzart, é um exemplo da importância do segmento para a economia estadual. “A Brapex está de parabéns pelo evento realizado e a iniciativa de promover esse concurso incentivando e apoiando os produtores da fruta. O Estado irá investir em pesquisas e ações para continuar desenvolvendo o setor”, pontuou Suzart.

Já o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, afirmou que a entidade vem trabalhando nacionalmente para dobrar as exportações das frutas brasileiras nos próximos cinco anos e que a qualidade do produto é essencial para esse avanço. “Temos um projeto com a Apex de promover nossas frutas no mercado externo com ações estratégicas em países alvos. Esse Prêmio da Brapex é uma ferramenta importante para estimular o setor e merece nosso total apoio e reconhecimento”, afirmou Brandão.

Além do produtor vencedor, foram anunciados os cinco mais bem colocados no 3º Prêmio Produtor de Mamão do Ano:

1º lugar – Bruno Pessotti – Vila Valério (ES) – 72,2 pontos

2º lugar – Paulo Roberto Brunelli – Linhares (ES) – 68,1 pontos

3º lugar – Edivaldo Permanhane – Nova Venécia (ES) – 67,1 pontos

4º lugar – Adalton Marin – Sooretama (ES) – 66,6 pontos

5º lugar – Francisco Vidolin – Ibirapuã (BA) – 64,1 pontos

* o município acima refere-se  ao local da propriedade, nem sempre o da residência do produtor rural

 

O Prêmio Produtor de Mamão 2015 foi realizado pela Brapex com patrocínio da Syngenta, apoio da Associação Brasileiras dos Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas); Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura; Banco do Brasil; Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES); e  Lipetral, concessionário John Deere do Espírito Santo e extremo sul da Bahia.

 

Processo de avaliação

A terceira edição do concurso teve a participação de 29 produtores de municípios do norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Estiveram aptos a participar do concurso os produtores de mamão, pessoa física, associados a Brapex.

Na primeira etapa de avaliação foram verificados quesitos como padronização, aparência e fitossanidade, teor de brix (açúcar). Na segunda etapa, os cinco produtores mais bem avaliados receberam visitas em suas propriedades para serem avaliados no processo de produção do mamão sendo verificados itens como manejo com adubação, análises, irrigação, controle de pragas, controle fitossanitário, infraestrutura da propriedade, aspectos sociais e ambientais, além de outros fatores que influenciam na qualidade da fruta.

As avaliações foram realizadas pela comissão técnica do Prêmio composta pelos engenheiros agrônomos, todos profissionais renomados na cadeia produtiva do mamão: José Roberto Macedo Fontes, Geraldo Ferreguetti, Carlos Henrique Rodrigues, José Eugênio Fontes e Rodrigo Viana.

 

 

Redação Campo Vivo

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar