Prêmio de qualidade de café no Espírito Santo

por admin_ideale

Os melhores cafés produzidos em terras capixabas serão premiados pelo Concurso Conilon Especial Specialty Robusta Pio Corteletti. As inscrições estão abertas até o dia 23 de agosto. Visando premiar uma quantidade maior de produtores que produzem grãos de qualidade, a premiação será estendida para os melhores cafés naturais.

Esta edição do concurso visa expandir e incluir mais cafeicultores na premiação. Por isso, a forma de premiar também sofreu algumas mudanças. Todos os cafés inscritos que se adequarem no padrão requisitado pelo concurso, como peneira 13 acima e no máximo 11,5% de umidade, receberão ágio de 10% (natural) a 20% (cereja descascado). Na segunda fase, a prova de xícara, todos os cafés que ficarem com notas iguais ou acima de 79 (natural) e 84 (cereja descascado) e tiverem peneira 15 acima receberão mais R$ 25 e R$ 50 na premiação, respectivamente.

De acordo com o gerente executivo de marketing da Coopeavi, Daniel Piazzini, o objetivo é identificar, incentivar e premiar a maior quantidade de cafés especiais produzidos pelos associados da cooperativa. “Geralmente, os concursos premiam somente uma quantidade determinada de produtores”, pontua. Todos os anos são premiados apenas cinco a dez cafeicultores por edição, independente da nota de bebida das xícaras.

“Nosso objetivo é expandir essa premiação para mais cafeicultores, tomando como referência a qualidade do café. Se 30 produtores alcançarem notas superiores, premiaremos todos eles e não apenas cinco ou dez”, explica.

Ele ainda enfatiza que o volume de cafés Conilon especiais ainda é muito pequeno para ganhar uma expressividade no mercado mundial. “O mundo não conhece essa qualidade que fazemos aqui no Espírito Santo e, por isso, estamos incentivando os cafeicultores a produzirem com qualidade para abrir novos mercados que valorizam estes cafés”, enfatiza.

Os produtores (cooperados) podem se inscrevem até o dia 23 de agosto em uma das lojas Coopeavi, espalhadas em todas as regiões do Espírito Santo. Serão aceitos lotes de no mínimo dez sacas e no máximo de 30 sacas, tanto de cafés naturais, quanto de cafés descascados ou despolpados.

 

 

Domicio Faustino Souza/Coopeavi

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar