O Incaper e o Idaf de Boa Esperança, juntamente com a Prefeitura, têm elaborado projetos para construir barragens e regularizar aquelas que precisam se adequar à legislação vigente.
Segundo o extensionista do Incaper, Elmo Pereira Ramos, é uma necessidade do município a questão de construção e licenciamento de barramentos. “A Prefeitura constrói as barragens e nós, técnicos, fazemos os projetos de licenciamento, além do acompanhamento técnico”, contou Elmo.
De acordo com ele, os agricultores vão até o escritório local do Incaper para que eles façam os projetos e, em seguida, são encaminhados ao Idaf para o processo de licenciamento. Assim que a licença é emitida, eles vão até a Secretaria de Agricultura da cidade para solicitar as máquinas e mão de obra.
Já foram elaborados 17 projetos para construção de barragens e 19 para regularização; destes, já foram construídas sete barragens e três regularizadas. Esses projetos foram desenvolvidos nas regiões de São José do Sobradinho, Km 20, Santo Antônio do Pouso Alegre, Bela Vista e Cinco Voltas e em São Mateus, nas regiões de Cinco Voltas – uma parte em Boa Esperança também -, Santa Lúcia e Santa Maria.
“O município de Boa Esperança é essencialmente agrícola, estamos numa região semiárida, o armazenamento de água para irrigação é fundamental para o processo de produção”, ressaltou Elmo Ramos.
Segundo ele, as barragens se colocam como primordial neste processo e as propriedades que possuem maiores reservatórios conseguem uma produtividade melhor, aumentando a sua renda.
Campo Vivo com informações do Incaper