A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou durante Sessão Plenária realizada nessa segunda-feira (13/7), o requerimento nº 189/2015, da Dep. Estadual Janete de Sá (PMN), que autoriza a criação da Frente Parlamentar da Engenharia e da Agronomia no Estado, permitindo que questões relacionadas à área tecnológica capixaba sejam debatidas no Legislativo.
Para o presidente do Crea, Eng. Agrônomo Helder Carnielli, a autorização para a formação do grupo representa uma conquista para os capixabas. “Considero a aprovação da Frente Parlamentar da Engenharia e da Agronomia uma vitória para os profissionais da área tecnológica e para toda a sociedade capixaba. Trata-se de um importante instrumento para promoção do crescimento econômico e desenvolvimento social do Espírito Santo, uma vez que os produtos e serviços gerados pelo trabalho dos nossos profissionais representam cerca de 70% do PIB Estadual”, comemora.
A formação da frente surgiu a partir de movimentações do Crea-ES com o objetivo de aprovar os 43 projetos de leis do setor que se encontram em tramitação no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. Além disso, será possível aumentar a capacidade de mobilização do Sistema junto ao Legislativo, para que as propostas de interesse das profissões de engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, técnicos e tecnólogos possam tramitar com mais celeridade e sair do papel.
De acordo com a Dep. Janete de Sá, a formação da frente irá atender os desejos da sociedade e dos profissionais do sistema. “A criação da Frente Parlamentar da Engenharia e da Agronomia, trata-se de uma reivindicação do Conselho ressaltando a importância dessas profissões, visando atender os anseios da sociedade e valorizando os profissionais, essenciais para o desenvolvimento do nosso Estado e nosso país. O objetivo é discutir os projetos em tramitação no Legislativo Estadual e na Câmara Federal, que possam impactar no desenvolvimento”, disse.
Carnielli agradeceu a todos os parlamentares que apoiaram a formação do grupo. “Agradeço aos deputados que assinaram o requerimento para a criação da Frente Parlamentar da Engenharia e da Agronomia e, especialmente, a Deputada Janete de Sá, que foi a proponente do documento. Acredito que demos um passo importante para o crescimento e para o fortalecimento das áreas ligadas ao Crea-ES. Com esse fórum permanente de discussão sobre as propostas e os projetos de lei que tratam dessas áreas, reforçaremos nossa capacidade de mobilização junto ao Legislativo, ao Executivo e até mesmo junto ao Judiciário.”, completou.
Inicialmente, dez deputados assinaram o requerimento apoiando a criação da Frente Parlamentar, que só deve ser formada oficialmente após o recesso parlamentar. Entretanto, antes disso, novos deputados ainda poderão incluir o nome no documento.
Aleandro Coelho