Começou ontem o 1º Torneio Leiteiro da Comunidade de São Pedro, em Ibitirama. A programação se estende até o próximo domingo (03) e conta com palestras técnicas, ordenhas, quadrilha, apresentações musicais, premiações, brincadeiras e muito mais. Serão quatro dias de atividades de lazer e capacitação, realizadas no Pavilhão Francisca Mendes Bernardo (Quita), em Barra de Santa Marta.
O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Associação de Produtores Rurais e Agricultores Familiares do Córrego São Pedro, Prefeitura Municipal de Ibitirama e a Cooperativa Laticínios Guaçuí (Colagua).
Segundo Aristodemos de Paiva Hassen, extensionista do Incaper no município, a iniciativa tem como objetivo motivar os pecuaristas para que mantenham o uso de tecnologias responsáveis pelo sucesso da atividade leiteira na região.
“Por meio dos trabalhos de assistência técnica desenvolvidos pelo Instituto, Ibitirama conquistou um enorme avanço na produção de leite. Todas as comunidades foram beneficiadas com treinamentos e capacitações relacionados à implantação de tecnologias em benefício da qualidade do leite, melhoramento genético, alimentação e manejo do rebanho e das pastagens”, diz. O extensionista acrescenta, ainda, que a comunidade São Pedro foi pioneira na utilização de algumas das tecnologias mencionadas.
As palestras do evento também têm como finalidade, de acordo com Aristodemos, incentivar o uso do pastejo rotacionado – quando é feita a divisão da pastagem em piquetes, e o gado utiliza uma a cada dia. “Essa técnica contribui para a melhoria do aproveitamento do espaço da propriedade, sendo uma ótima alternativa para agricultores familiares, e ainda favorece a qualidade do capim, já que os animais consomem sempre alimento novo, que apresenta maior valor nutricional”, explica.
Em Ibitirama, a produção de leite chega a 18 mil litros por dia. São 200 propriedades que possuem atividade pecuária. Destas, 50 atuam com o pastejo rotacionado, que ocupa, no total, uma área de pastagem de 100 hectares.
Competição
O torneio vai reunir produtores de leite para uma competição, dividida em quatro categorias: 15, 20, 25 e 35 litros. Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria. Os vencedores do 1° lugar vão ganhar uma roçadeira. Já os classificados em 2° lugar levam para a casa uma TV 24′ e aqueles que conquistarem o 3° lugar, ganham um pulverizador. Também haverá distribuição de prêmios por participação, funcionamento de barracas e pula-pula. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone do escritório do Incaper em Ibitirama: (28) 3569-1351
Confira a programação:
Sexta-feira (01)
7h – Ordenha
14h – Palestra técnica ‘Melhoramento genético do rebanho’, com Joedson Silva Scherrer (Incaper, ACPGLES)
18h – Celebração da Palavra com o Diácono Argemiro
19h – Ordenha
19h30 – Abertura oficial com a presença de autoridades
20h – Bingo de uma bicicleta
21h30 – Show com Adilson e Paulinho
Sábado (02)
7h – Ordenha
14h – Palestra técnica ‘Manejo sanitário do rebanho com qualidade do leite’, com Viviane Starling (Incaper)
18h – Quadrilha da 3ª idade
19h – Ordenha
20h30 – Bingo de um DVD
21h – Quadrilha
21h30 – Show com a banda Estilo Brasileiro
Domingo (03)
7h – Ordenha
10h – Encerramento do Torneio Leiteiro e premiação
11h – Boi no rolete
15h – Celebração da Palavra com a Comunidade São Cosme e Damião
Ana Carolina Marchesi
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook