A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (Ales) vai interceder junto ao Ministério da Agricultura para que o município de Baixo Guandu seja incluído no zoneamento agrícola do café arábica. O pedido foi feito pelo deputado Dary Pagung (PRP), que pretende beneficiar a agricultura familiar local junto às instituições financeiras de crédito rural.
A impossibilidade de renovar contratos foi um dos pontos destacados pelo parlamentar. “Nosso município possui todos os requisitos para ser incluído no zoneamento agrícola de café arábica na condição de sequeiro. Hoje, nossos agricultores não conseguem crédito porque a cidade está fora do manual de crédito rural e isso é inaceitável, porque todos os municípios que fazem divisa com Baixo Guandu estão incluídos”, disse.
Dary Pagung apresentou aos membros da Comissão um mapa do município, explicando que 27 hectares de terras preenchem todos os requisitos exigidos na portaria federal. Ele mostrou dados de precipitação pluviométrica desde 1987, comprovando que Baixo Guandu atende ao disposto na portaria do Ministério da Agricultura.
Redação Ales