O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realiza nesta quinta-feira (23), em Dores do Rio Preto, um dia de campo sobre o manejo sustentável das lavouras de café arábica. Participarão do encontro cerca de 100 cafeicultores da região, que serão instruídos sobre técnicas agroecológicas de cultivo das lavouras, de forma a utilizar ao máximo os recursos existentes na própria propriedade.
As atividades acontecem das 8 às 12h30, na propriedade do Sr. Manoel Leonardo, localizada no Distrito de Pedra Menina. De acordo com o extensionista do Incaper de Dores do Rio Preto, Norberto Neves, a capacitação será realizada a pedido dos próprios produtores, que, devido à alta dos insumos agrícolas, tem buscado alternativas para diminuir os custos de produção na propriedade. “Uma boa saída para o aumento dos preços dos insumos químicos é a nutrição do solo a partir de recursos naturais, que apresentam bom desempenho e já estão presentes nas propriedades rurais”, afirma.
Dessa forma, técnicos do Incaper irão instruir os participantes sobre a utilização das técnicas de adubação verde e compostagem, além de apresentarem a comparação entre os custos de produção e os benefícios de se utilizar adubos convencionais e alternativos.
A adubação verde consiste no cultivo de plantas leguminosas, que funcionam como fixadoras de nitrogênio, principal fonte de enriquecimento do solo. A compostagem é um adubo orgânico formado por camadas de capim e de esterco intercaladas, que após a fermentação é usado na plantação.
Além disso, no local serão realizadas atividades práticas de poda e condução de lavouras, que aumentam a produtividade do cafeeiro e renovam a plantação.
Por fim, haverá o sorteio de mudas de plantas leguminosas para adubação verde e de 18 toneladas de composto orgânico.
Dores do Rio Preto apresenta 550 propriedades e quatro mil hectares de área ocupada com a cafeicultura de arábica. A produção anual está em torno de 60 mil sacas, com produtividade média de 17 secas por hectare.
Programação
8 horas – Recepção e Inscrição
8h30 – Abertura
9 horas – Práticas de Podas e Condução das Lavouras
Aristodemos de Paiva Hassem – Extensionista do Incaper / Ibitirama
10 horas – Sustentabilidade e Adubação Verde – Caracterização das espécies, funções e efeitos na fertilidade do solo
– Geraldo Costa de Lima – Extensionista do Incaper / Irupi
11 horas – Adubação no Café: Adubos Convencionais e Alternativos
– André Guarçoni Martins – Pesquisador do Incaper / CRDR Centro Serrano
12 horas – Encerramento com sorteios de brindes
12h30 – Almoço de confraternização