“Criaremos um departamento exclusivo para apoio ao pequeno e médio produtor rural”, afirma Gilvan Costa

Primeira ação da nova gestão município de Pinheiros quanto ao setor foi a reativação da extinta Secretaria Municipal de Agricultura

por Portal Campo Vivo
Foto: Sávio Torezani

Pinheiros, no extremo Norte capixaba, destaca-se no cenário agrícola do Estado pelo emprego de alta tecnologia no campo, inovação e diversificação de culturas. Segundo município da série “Agro em perspectiva: os planos das gestões para o norte e noroeste capixaba”, ocupa o 1º lugar como maior produtor de mamão e de laranja, aponta o Painel Agro do Incaper de 2023.

A primeira ação do Município quanto ao setor foi a reativação da extinta Secretaria Municipal de Agricultura. A ampliação e renovação de maquinários agrícolas para prestação de serviço ao pequeno e médio produtor, além da locação de frota de apoio, está entre as propostas do governo que criará um sistema de agendamento de serviços de máquinas agrícolas via telefone ou Internet.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

As estradas rurais e vicinais também receberão reforços. Junto ao governo estadual, a Prefeitura de Pinheiros buscará aquisição de Revsol, uma espécie de revestimento para aplicação nas estradas, além de levantar recursos para asfaltar os trechos da estrada que ligam Pinheiros a Pedro Canário e Pinheiros à Vila Fernandes.

Gilvan Costa Aguiar Rocha, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Pinheiros. Foto – Vitor Marcelo

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gilvan Costa Aguiar Rocha, informou que para a agricultura familiar um importante passo será a criação do Núcleo de Apoio ao Pequeno e Médio Produtor.

“Criaremos um departamento exclusivo para apoio e atendimento ao pequeno e médio produtor rural e agricultura familiar. Vamos também fomentar e orientar as famílias conforme a lei para, preferencialmente, contratarmos sua produção nas compras do Poder Público”, frisou Rocha.

Outro projeto é estimular, apoiar, fomentar e investir na construção e ampliação de barragens por parte dos produtores rurais, em parceria com o Polo do Irrigante e a Associação dos Irrigantes do Estado do Espírito Santo (Assipes).

Outras ações/projetos previstos

Outra importante ação citada diz respeito ao sistema de abastecimento de água domiciliar rural. “Vamos priorizar a manutenção e investimento no abastecimento de água domiciliar na zona rural, especialmente nos Assentamentos Olinda I e II, além das demais comunidades rurais, seja com perfuração de poços ou instalação de sistema de abastecimento onde couber”, destaca o secretário de Agricultura de Pinheiros.

Para os feirantes, consta a construção de uma cobertura em toda praça e a substituição do pavimento onde estão instalados, a fim de dar mais conforto aos comerciantes e cidadãos, protegendo-os do sol e da chuva. Outro plano do governo é conceder o Auxílio Feira às famílias de baixa renda para uso exclusivo nas compras com os feirantes.

Sobre o secretário

Gilvan é técnico em agropecuária, servidor efetivo da Secretaria Municipal de Agricultura. Estudou Economia na Faculdade de Economia de Colatina/ES e atuou como diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e, também, foi superintendente do Consórcio CIM Itauninhas.

Redação Campo Vivo

Deixe um Comentário

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar