
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) anunciou o calendário de exposições ouro para o ano-calendário 2024/2025, que são consideradas na contabilização dos campeonatos dos Rankings Nacionais Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens. As exposições acontecerão nos estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, de abril a outubro de 2025, e são específicas para cada variedade do Nelore.
Para o Nelore, as exposições ouro serão as seguintes: Exponel Avaré (SP), no mês de junho, Exposição de Rio Verde (GO) em julho, Exponel Vila Velha (ES) no mês de agosto e Expo Rio Preto, no mês outubro, na cidade de São José do Rio Preto (SP). Para o Nelore Mocho, as exposições ouro começam já no mês de abril, com a Expogrande, em Campo Grande (MS), seguindo para a Exposição de Rio Verde (GO) em julho, Exponel Vila Velha (ES) em agosto e Expo Rio Preto (SP) em outubro. As exposições ouro do Nelore Pelagens também começam em Campo Grande (MS) no mês de abril, e seguem para Rio Verde (GO) em julho, mas na sequência vai para Uberlândia (MG) em setembro, antes de finalizar junto com as demais variedades, na Expo Rio Preto (SP) em outubro.
Nos campeonatos do Ranking Nacional Nelore, são contabilizados obrigatoriamente 03 melhores resultados alcançados pelos criadores, expositores e animais, em exposições ouro, além de 03 melhores resultados em exposições de livre escolha, e do resultado na Expoinel. Nos campeonatos dos Rankings Nacionais Nelore Mocho e Nelore Pelagens, são contabilizados obrigatoriamente 02 melhores resultados alcançados em exposições ouro, mais 02 melhores resultados em exposições de livre escolha, e do resultado na Expoinel.
Os rankings nacionais, criados em 1993, são uma importante ferramenta para valorizar seus participantes e se tornou essencial para o mercado, com o objetivo de fomentar o Nelore em todo o Brasil, promover a comparação de animais e criatórios das diferentes regiões, avaliar o desenvolvimento da raça, premiar e reconhecer pecuaristas que se destacam no melhoramento e divulgação da raça, além de incentivar a troca de ideias e experiências entre técnicos e criadores. Esse processo também estimula a contínua melhoria genética da raça.
“As exposições possuem extrema importância para a valorização da raça Nelore e dão espaço para os criadores apresentarem seu trabalho e seus animais, submetendo-os à avaliação e comparação com os dos demais criadores”, destaca Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB. “Há anos, acompanhamos de perto a evolução do Nelore no país, reconhecendo a força dessa raça no campo. Para a edição atual, temos certeza de que vamos verificar um avanço ainda mais relevante no melhoramento do Nelore, do Nelore Mocho e do Nelore Pelagens.”
Os julgamentos das exposições ouro serão comandados por comissão julgadora tríplice, indicada pela ACNB.
Assessoria de Imprensa ACNB