Citros: chuvas retornam em janeiro, mas calor ainda preocupa

Acumulado do mês supera 100 milímetros no cinturão citrícola

por Portal Campo Vivo
Foto: Hans, Pixabay

Após um fim de ano marcado por calor intenso e chuvas escassas, especialmente a partir de meados de dezembro, as precipitações voltaram às regiões produtoras em janeiro de 2026. Apesar disso, as temperaturas seguiram elevadas em alguns períodos, mantendo a preocupação com o desenvolvimento das frutas da safra 2026/27, já que o calor excessivo e, em algumas regiões, a queda de frutos em diferentes estágios ainda foram observados.

As chuvas ganharam volume sobretudo após o dia 14, com acumulados superiores a 100 mm em diversas áreas do estado de São Paulo e também em partes de Minas Gerais. Em Limeira (SP), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu até dia 21 de janeiro 228 milímetros.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo! 

Nos últimos dias, a entrada de uma frente fria trouxe ventos e queda nas temperaturas, aumentando a amplitude térmica, fator que também pode prejudicar a safra. Segundo agentes do Hortifrúti/Cepea, ainda é cedo para projeções mais precisas, e o clima segue como a principal fonte de incerteza para a temporada.

Cepea

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar