
O Dia Mundial das Abelhas e o Dia do Apicultor foram comemorados no último mês de maio, porém como parte das ações de valorização da apicultura e da importância das abelhas para a biodiversidade, será realizado, nos dias 11 e 12 de junho, o 1º Seminário dos Criadores de Abelha do Espírito Santo. O evento é promovido pela Federação Capixaba de Apicultores (FECAPIS) e conta com o apoio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, da UNIVC (Centro Universitário Vale do Cricaré) e da Prefeitura Municipal de Ibiraçu.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário online, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCLQZDalIdJhS_ofr3XO19QaAIwvI5BGzYJnnhejZr_ygCyw/viewform .
O seminário terá início em São Mateus, no campus da UNIVC, no dia 11, e seguirá no dia 12, no Centro Cultural de Ibiraçu. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do mel no Espírito Santo, reunindo produtores, especialistas, representantes de instituições e universidades para debater os desafios e as oportunidades do setor, além de destacar o papel fundamental das abelhas na polinização e na conservação ambiental.
“O foco principal é a profissionalização da apicultura, promovendo práticas mais sustentáveis e reforçando o compromisso com a produção de alimentos seguros. Queremos capacitar os apicultores, mas vamos além disso, queremos ampliar o diálogo com toda a cadeia produtiva. É assim que vamos fortalecer o setor de forma integrada”, afirma Arno Wieringa, presidente da FECAPIS.
O evento em São Mateus marca uma aproximação estratégica com o meio acadêmico, envolvendo alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da UNIVC. A proposta é despertar o interesse dos futuros profissionais pelo universo da apicultura e suas possibilidades.
A Suzano é uma das apoiadoras do evento, o que demonstra sua importante contribuição para desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. A empresa mantém, desde 2005, o Programa Colmeias, uma iniciativa que fortalece a cadeia produtiva do mel em diferentes regiões do Brasil. O programa oferece suporte técnico e administrativo a associações e cooperativas, promove capacitações, acesso a tecnologias e insumos, além de incentivar o empreendedorismo e a geração de renda.
“O seminário é uma excelente oportunidade de troca de experiências e de fortalecimento da apicultura como atividade sustentável. É o momento perfeito para conhecer produtores, tirar dúvidas, pegar dicas e trocar contatos. Esperamos que seja um sucesso porque é um encontro estratégico e faz parte de um dos planos para gerar renda aos apicultores de forma geral”, destaca Gerson Peixoto, Coordenador de Relacionamento Social da Suzano.
Sobre o Programa Colmeias
Lançado em 2005 com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do mel, o Programa Colmeias atua de forma integrada para impulsionar o desenvolvimento local por meio da apicultura. Seu modelo contempla a organização e gestão de associações e cooperativas, oferecendo suporte técnico e administrativo, além da promoção contínua de capacitações, acesso a insumos, tecnologias e equipamentos.
A iniciativa também investe na abertura de canais de comercialização e incentiva o empreendedorismo, contribuindo diretamente para o aumento da renda das famílias envolvidas. Além disso, o programa é articulado com instituições como Sebrae, Senar, CATI, universidades públicas e privadas, prefeituras e consórcios regionais, fortalecendo redes de cooperação entre o setor privado e a agricultura familiar.
Para 2025, estão previstas novas ações dentro das Cadeias Produtivas Locais e a expansão estratégica do programa, em sintonia com os Compromissos para Renovar a Vida — metas de longo prazo da Suzano.
Assessoria de Comunicação