
A cidade de São Mateus será palco do 3º Festival Brasileiro da Pimenta-Rosa, que acontecerá no próximo dia 6 de maio, no auditório da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento promete reunir produtores, pesquisadores, técnicos, estudantes e representantes de instituições para discutir as inovações e os caminhos da produção sustentável da pimenta-rosa no Espírito Santo.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do festival: www.festbrpimentarosa.com.br.
Com uma programação diversificada, o festival incluirá debates sobre manejo agroecológico, mercados inovadores, oficinas de culinária com uso da pimenta-rosa, estandes com exposição, degustação e comercialização de produtos, apresentações culturais, dentre outros. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva, valorizando o produto que tornou São Mateus referência nacional e internacional no cultivo e beneficiamento da especiaria.
O diretor-presidente do Incaper, Alessandro Broedel, esteve em reunião com o secretário Municipal de Agricultura de São Mateus, Edivaldo Permanhane, para alinhar os detalhes do evento.
“Este festival é uma oportunidade para valorizarmos a pimenta-rosa que é símbolo da nossa região, e para discutirmos práticas agrícolas que respeitam o meio ambiente e fortalecem a economia local”, destacou o secretário.
O 3º Festival Brasileiro da Pimenta-rosa é uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Crea-JR de São Mateus, e recebe apoio da Prefeitura de São Mateus.
Confira a programação completa:
8h – RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO
8h30 ABERTURA
Apresentações Culturais / Mística
– Crea-Jr – Apresentação
– Apresentação das autoridades locais voltadas para cadeia produtiva da Pimenta-Rosa Diretor Presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural-INCAPER/ES
9h – PALESTRA: “Pimenta-rosa: fruto da aroeira de valor econômico e social no Bioma Mata Atlântica”
Palestrante: Fabiana Gomes Ruas – Coordenadora de Recursos Naturais e do GT Aroeira – INCAPER/ES
10h – INTERVALO
– Café com apresentação de produtos à base de pimenta-rosa – Ocineira/Engenheira de Alimentos Maria Zanúncio – SENAR/ES
10h30 – Mesa Redonda: Contribuições da Aroeira na Socioeconomia das Comunidades- Aroeira em São Mateus: Alternativas Econômicas e Visões das Comunidades Produtoras e extrativistas
Palestrante: Camilla dos Santos Nogueira – Doutora em Política Social, bolsista de Desenvolvimento Cientí co Regional C – CNPq/CAPES Palestrante: Albeniz de Souza Junior – IFES/Campus São Mateus/ES
11h30 DEBATE
12h – INTERVALO PARA ALMOÇO
13h30 – Mesa Redonda: Mercados inovadores da pimenta-rosa:
Palestrante: Thaiz Romão – Empresa Jardim de Mel – Colatina/ES
Palestrante: Paulo Henrique Radaik – Engenheiro Agrônomo, mestre em Sistema Agroorestais e consultor pela empresa AgroBiológika serviços Agroorestais
Palestrante: Gabriel Fabres Beliqui – Inovates/ES
15h – INTERVALO – Coffee Break
15h30 – PALESTRA – Empresa do ramo de perfumaria e cosméticos
16h10 – Roda de conversa com Agricultores e debate
– Ana Paula Martin – Produtora da Fazenda Lagoa Seca
Redação Campo Vivo