
Linhares sediará o 1º Fórum Produtores do Futuro no próximo dia 24 de abril. O evento abre espaço para discutir os rumos da agricultura moderna e regenerativa, abordando inovações, desafios e oportunidades para os produtores que buscam aliar produtividade e sustentabilidade. Conhecido por Doutor Agro, Marcos Fava Neves, é presença confirmada no fórum idealizado pela Linhagro Agronegócios Ltda, que acontece no Conceição Hall, às 8h30.
O evento destaca a agricultura regenerativa como um modelo estratégico para melhoria da fertilidade do solo, redução da dependência de insumos químicos e ampliação de oportunidades de mercado. Impacto ambiental e sustentabilidade serão apresentados como fator essencial para a lucratividade e competitividade no setor agropecuário.
“A ideia de realizar o 1º Fórum Produtor do Futuro reflete a evolução da Linhagro ao longo de 22 anos. Desde 2003, trabalhamos com especialidades biológicas e orgânicas, buscando máxima eficiência e sustentabilidade para os produtores rurais. Hoje, com um portfólio completo que abrange bionutrição, controle biológico de pragas e doenças, e tecnologias que promovem a saúde do solo, entendemos a importância de compartilhar essas soluções inovadoras. Além disso, para o sucesso do fórum é essencial contar com Revendas do Futuro, capazes de oferecer suporte técnico e disseminar conhecimento. Times qualificados nessas empresas são fundamentais para implementar boas práticas e transformar a agricultura em todos os aspectos”, explicou o engenheiro agrônomo e diretor da Linhagro, Luciano Rastoldo Sigismondi.
A palestra principal será ministrada por Marcos Fava Neves com o tema “A contribuição da agricultura regenerativa no agro capixaba”. A programação conta, também, com dois painéis com as temáticas “Sustentabilidade na prática. Cases de sucesso de produtores capixabas” e “O que o mercado quer? Representantes das principais cadeias produtivas do norte do ES”.
“Estamos trazendo o professor Marcos Fava Neves como palestrante principal, porque acreditamos que sua experiência e visão global são fundamentais para alcançar os objetivos do evento. Ele é um especialista renomado em planejamento e gestão estratégica no agronegócio, com uma trajetória que inclui mais de 300 projetos realizados no Brasil e no exterior, além de ser autor de mais de 75 livros e 200 artigos científicos. Sua participação será uma oportunidade única para produtores, profissionais do agro e demais participantes obterem insights estratégicos, exemplos práticos e inspiração para transformar o futuro da agricultura. Estamos certos de que sua presença enriquecerá o evento e deixará um legado significativo para todos os envolvidos”, disse o diretor da Linhagro.
O 1º Fórum Produtores do Futuro reunirá especialistas e agricultores para compartilhar conhecimentos e experiências práticas. É idealizado pela Linhagro Agronegócios, com patrocínio do Banestes, Agro Biológica, Litho Plant, Hydra Irrigações, Luxembourg, Vigor Fert e Get Power. A organização é da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios.
Programação completa
8h30: Recepção
9h: Abertura oficial do evento
9h10: Requisitos de mercado e certificação, com José Roberto Macedo Fontes, engenheiro agrônomo e especialista em Certificações Agrícolas
9h30: Palestra: A contribuição da agricultura regenerativa no Agro Capixaba, com Marcos Fava Neves (Doutor Agro)
11h30: Intervalo
14h: Retorno
14h15: Painel: Sustentabilidade na prática. Cases de sucesso de produtores capixabas
15h30: Painel: O que o mercado quer? Representantes das principais cadeias produtivas do norte do ES
17h: Encerramento
Sobre o palestrante
Marcos Fava Neves é engenheiro agrônomo pela USP e fez sua especialização na França (1995) e na Holanda (1998/1999). Desde 2006 é professor internacional da Universidade de Buenos Aires, de 2013 da Universidade de Purdue em Indiana (EUA), e desde 2020 da Universidade de Pretória, África do Sul.
É autor e organizador de 75 livros publicados em dez países, e mais de 200 artigos em periódicos científicos internacionais e nacionais, recebendo 5 mil citações de acordo com o Google Acadêmico, um dos cientistas brasileiros mais citados mundialmente. Ajudou a montar e é acionista de cinco empresas, sendo três startups.
Assessoria de Imprensa