No mês passado, associados do Cecafé reportaram custos extras de R$ 7,456 milhões com pré-stackings, armazenagens adicionais, detentions e gates antecipados
Além da atualização do Boletim DTZ, o Cecafé voltou a realizar um levantamento junto a seus associados — respondem por 77% das exportações totais — que aponta que o Brasil deixou de exportar, somente em julho, 1,262 milhão de sacas de café (3.823 contêineres) devido a atrasos de navios, alterações de deadlines, rolagens de cargas, menor disponibilidade de contêineres e falta de espaços nos terminais portuários.
Esses não embarques de café impossibilitaram a entrada de US$ 313 milhões, ou R$ 1,735 bilhão (considerando o dólar médio de R$ 5,5414 no mês), nas divisas do país e causaram prejuízos de R$ 7,456 milhões a esses associados com custos extras e imprevistos de pré-stackings, armazenagens adicionais, detentions e gates antecipados.
“Seguimos observando a chegada de cargas do interior que são impedidas de entrar nos terminais portuários porque os pátios estão abarrotados e é a partir desse ponto que começam os custos imprevistos e elevadíssimos aos exportadores brasileiros. Isso revela o esgotamento da infraestrutura e a necessidade de ampliação da capacidade física de armazenamento de contêineres nos portos”, comenta.
Conforme ele, se mantido esse cenário logístico e “nada for feito”, a manutenção dos atrasos dos navios, devido a limitações de infraestrutura portuária, somada a expectativa de embarques maiores de várias cargas conteinerizadas no segundo semestre, incluindo café, algodão e açúcar, aumentarão ainda mais os desafios e prejuízos ao setor exportador.
“Diante desse contexto, faz-se urgente a busca pelo diálogo com todos os elos do comércio exterior, principalmente no que tange à solução para o impasse que envolve o projeto STS10 em Santos. Precisamos que nossas autoridades tenham maior sensibilidade em relação à constância dos gargalos logísticos e dos prejuízos causados aos exportadores para o cumprimento de seus embarques, na expectativa de que ampliem os investimentos, emergencialmente, pois, sem isso, todo o potencial exportador do Brasil, em especial do agro, ficará limitado”, conclui.
Os exportadores de café interessados em acessar o Boletim DTZ podem se inscrever através do link https://app.pipefy.com/public/form/-SYfpMNK. Com o cadastro efetuado, a Ellox passará as orientações a respeito dos procedimentos para a obtenção das informações dos terminais.