Depois de oito meses em queda, os preços do leite ao produtor subiram

por Portal Campo Vivo

Os preços do leite ao produtor subiram depois de oito meses em queda. Considerando a média nacional houve alta de 1,6% no pagamento realizado em fevereiro, frente ao anterior. Segundo levantamento da Scot Consultoria, o produtor recebeu, em média, R$1,044 por litro, sem o frete.

A demanda interna não reagiu de forma acentuada até então, mas os laticínios subiram os preços dos lácteos no atacado em fevereiro mantendo a estratégia de tentativa de recuperação da margem de comercialização de produtos como o leite longa vida, por exemplo.

Além disso, diante da forte desvalorização verificada nos últimos meses, as indústrias reajustaram os valores pagos ao produtor na tentativa de manter o fornecedor.

Outro ponto é a queda na produção de leite nas principais bacias leiteiras do país, que ajudou ajustar a oferta interna e deverá colaborar com um cenário de preços mais firme no mercado daqui em diante.

O mês de dezembro de 2017 foi o pico de produção. De lá para cá o volume captado diminuiu. Em janeiro a produção nacional recuou 1,6%, frente a dezembro de 2017.

Para o pagamento a ser realizado em março, referente a produção de fevereiro, 66,0% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em alta do preço do leite ao produtor e 34,0% falam em manutenção frente ao pagamento anterior.

O movimento de alta deverá ganhar força daqui para frente, com a produção caindo nos principais estados produtores.

Scot Consultoria

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar