Puxadas pelo agronegócio, importações de químicos batem recorde nos sete primeiros meses deste ano

por Portal Campo Vivo

importação portoA participação das importações na demanda doméstica brasileira de químicos foi de 38,3% nos sete primeiros meses deste ano, de acordo com a  Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Segundo a entidade, esse resultado representa um recorde na série histórica de 28 anos de análise.

A associação aponta que a utilização da capacidade instalada pela indústria nacional foi de 78%. O número significa um ponto percentual abaixo na comparação com o mesmo período no ano anterior.

Segundo a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, o aumento da participação de produtos importados vem sendo influenciado especialmente pelos produtos químicos destinados ao agronegócio nacional, que puxa a demanda por intermediários para fertilizantes.

Fátima também alerta que “a continuar o crescimento das importações de produtos químicos de forma tão explosiva, a preocupação que começa a ganhar força dentre as empresas do setor diz respeito à elevação das importações indiretas por produtos químicos, contidos na importação de bens acabados, o que pode levar à desestruturação do setor químico no País e ao fechamento de plantas, pela intensificação da falta de competitividade”.

A diretora da Abiquim defende renúncias fiscais para estimular o aumento na produção, no ambiente de negócios e na atração por novos investimentos. Segundo ela, isso significará mais empregos, mais negócios, mais investimentos e, consequentemente, mais riqueza, pelo efeito agregador da química, tanto à montante quanto à jusante. “Não há País desenvolvido sem uma indústria química também expressiva”, afirma.

Agrolink

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar