
No dia 15 de Outubro comemora-se o Dia da Mulher Rural. Uma data para celebrar mulheres que dedicam suas vidas a trabalhar no campo e fazer história no ramo. Entre elas está Ana Paula Martin, produtora rural conhecida por sua pimenta-rosa produzida em São Mateus.
A Fazenda Lagoa Seca, localizada no município do Norte do Espírito Santo, é administrada pela produtora desde 2006, sendo ela a terceira geração da família a ficar à frente do local. Mas Ana Paula nem sempre soube lidar com o campo.
Após largar a área de Indústria, passou a ajudar o pai na administração do local. Ele, por sua vez, ensinou todo o processo para quem viria a se tornar a futura produtora rural de sucesso. Foi então que Ana Paula decidiu buscar o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) para auxiliar no desenvolvimento do negócio.
“Eu falo que eu sou como a pimenta-rosa. Ela é desbrotada e renasce. E eu renasci juntamente com a pimenta-rosa. E quem nos ajudou com todos os cursos — defensivo, irrigação, poda — foi o Senar, que até hoje é nosso parceiro, oferecendo os treinamentos necessários para todos os produtores e funcionários aqui da fazenda”, afirma.
O progresso da Fazenda Lagoa Seca não foi pouco. Atualmente, a produtora rural capixaba é referência de transformação e conquista. Exemplo disso é que a pimenta-rosa produzida por ela, faz parte da fabricação de perfumes da marca de cosméticos Natura.
Ana Paula, que inicialmente era contra a compra da fazenda, não poderia acreditar que o local se tornaria parte de quem ela é hoje.
“É um legado que eu não imaginava. Hoje essa fazenda é minha paixão, é minha realização, é o que fala pra mim ‘Você acertou. Vai pra frente, continua. Você vai ser vista como uma mulher do agro’”, destaca.
O Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais faz parte da história de Ana Paula Marin, da Fazenda Lagoa Seca e das pimentas-rosa de São Mateus, assim como de tantas outras mulheres rurais de sucesso que evoluíram com os treinamentos da Formação Profissional. Confira a lista de treinamentos disponíveis.
Neste Dia da Mulher Rural, Martin ressalta a importância de ter mulheres de referência em todas as áreas rurais: no campo, nos sindicatos e nas cooperativas. E se alegra em ser modelo para outras mulheres, além de influência de força, coragem e garra para seguir em frente.
Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES