Inmet confirma forte massa de ar derrubando as temperaturas do Sul ao Norte do Brasil

por Portal Campo Vivo

Risco de geadas no Sul do Brasil na próxima semana está sendo monitorado pelo Instituto

Foto: Engin_Akyurt/Pixabay

A entrada de uma nova massa de ar frio continuar no radar dos produtores do Brasil. O frio tardio é uma das características do La Niña e deve derrubar as temperaturas em boa parte das regiões produtoras. O mês de novembro vai começar com frio intenso e atípico em quatro regiões do Brasil, especialmente no Sul. A queda brusca das temperaturas ocorrerá devido à passagem de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar.

Já na segunda-feira (31) pela manhã, o frio vai atingir o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e, até o fim do dia, vai avançar por todo o território catarinense. Também serão afetados o Paraná, o centro-sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. A previsão indica, no início da próxima semana, queda em torno de 15°C na Região Sul. As informações atualizadas foram divulgadas pelo Inmet.

Entre a noite de segunda-feira (31) e a madrugada de terça (1), também há uma pequena possibilidade de neve entre o Planalto Sul Catarinense e a região dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul.  A massa de ar frio continuará se deslocando para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país entre segunda e terça-feira. O sul dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Amazonas também vão registrar baixas temperaturas, assim como todo o Rio de Janeiro.

A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul.

Inmet

Chuvas

Confirmando as previsões anteriores, uma nova frente fria começa a avançar e deixa o Sul do Brasil em alerta para chuva intensa, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que publicou alertas amarelo e laranja válido para está quarta-feira (26).

A publicação oficial na página do Inmet destaca boa parte do Rio Grande do Sul com alerta laranja para tempestade, válido até a próxima madrugada. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma.

Ainda no Rio Grande do Sul, áreas do centro e norte do estado têm alerta amarelo com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Para esta quarta-feira (26), a Climatempo destaca que chove em quase todo o Nordeste. “O tempo fica seco apenas no centro, norte e leste do Ceará, no interior do Rio Grande do Norte e no sertão da Paraíba. Alerta para muita chuva na Bahia, em Sergipe, no interior do Maranhão, do Piauí e no sertão de Pernambuco. Salvador e Aracaju têm muita chuva no decorrer do dia”, acrescenta a previsão da Climatempo.

Para o Sudeste, a consultoria destaca o aumento das temperaturas em São Paulo, Zona da Mata Mineira e sul de Minas Gerasi. “O Vale do Rio Doce, o Vale do Jequitinhonha e o Espírito Santo  ainda têm chuva frequente. Sol e pancadas de chuva a partir da tarde no centro, norte e oeste de Minas Gerais”, complementa.

O modelo Cosmo do Inmet prevê que a chuva vai avançar para as demais áreas do país nos próximos dias. Na região sul do Mato Grosso do Sul, são previstos acumulados de até 40mm na próxima sexta. A tendência é que a chuva leve mais umidade para o interior do Brasil.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Inmet

Noticias Agrícolas

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar