
O contrato futuro de café conilon na B3 permite que o produtor trave preços, reduza riscos e planeje melhor suas vendas e compras. O evento Prime Exchange Rural, que acontece na próxima terça-feira (18/11), em Linhares, será uma oportunidade para o cafeicultor de conilon entender como funciona o contrato e suas estratégias. A programação também contará com o painel “Reforma Tributária e o Setor Cafeeiro”, referente às novas regras que serão implementadas a partir do dia 1º de janeiro de 2026.

Para participar é preciso se inscrever no contato 27 99800-5228 da Prime Café que, junto à Golden Investimentos, afiliada à XP Investimentos, promovem o evento com o apoio da B3.
O tema “Contrato Futuro de Café Conilon na B3” trará uma apresentação sobre o mercado futuro do grão e o produtor conhecerá na prática como funciona a B3. O diretor comercial da Prime Café, Rafael Teixeira, e o assessor da XP Investimentos, Thomas Giuberti, vão conduzir o assunto.
A analista de commodities da B3, Juliana Quintela, informou que o Contrato de Café Conilon da B3 é uma ferramenta de gestão de risco que desempenha um papel crucial na produção e comercialização do café.

“No cenário atual, onde temos a previsão de safra recorde, a utilização dessa ferramenta de trava de preço permite que os produtores se protejam contra flutuações inesperadas de mercado, garantindo uma margem de segurança para suas operações”, disse a analista.
Para operar na B3 é necessário o auxílio de uma corretora, para isso, a Prime Café firmou parceria com a Golden Investimentos/XP para conduzir as operações de seus clientes. A Prime oferece, além da assessoria completa, suporte em certificações, logística, finanças e contratos FOB.
“A Prime Café, reafirmando seu compromisso com agilidade e previsibilidade nas operações de seus clientes, firmou uma parceria estratégica com a Golden Investimentos/XP. A iniciativa permite que nossos clientes operem contratos de Café Futuro na B3, ampliando as oportunidades de gestão e reduzindo os riscos decorrentes da volatilidade do mercado”, frisou o diretor comercial da Prime Café, Rafael Teixeira.
A proposta da Golden é negociar o café, olhando para o cliente de forma completa, não só do ponto de vista de compra e venda, afirmou o assessor da XP Investimentos, Thomas Giubert.

“O nosso papel é cuidar do cliente de forma 360°. Isso requer equipes especializadas e grandes parceiros para evoluirmos ainda mais nesse mercado, simplificando a vida do cafeicultor e dos donos de armazéns. Buscamos os melhores preços, mas, principalmente, as melhores estratégias”, reforçou Gilberti.
A programação traz, também, o painel “Reforma Tributária e o Setor Cafeeiro” em que o produtor receberá informações de como se preparar para as mudanças de 2026. Integram o painel: Caio Francisco Fiorot, coordenador do Agro Meet Hub e diretor da Campo Vivo; Igor Lubiana Chisté, da Chisté & Giuberti Advogados; Izabella Tessarolo, contadora da TESS e CEO da Haus ADM; e Thiago Tissei, da Prime Café.
Programação completa:
18h30 – Recepção dos convidados, networking e boas-vindas com coquetel de abertura.
19h – Abertura Oficial
Apresentação do objetivo do Prime Exchange e da proposta do encontro.
19h10 – Conversa com Especialistas
Tema: Contrato Futuro de Café Conilon na B3
Apresentação sobre o mercado futuro de Conilon e as oportunidades para produtores e investidores.
Participantes:
Rafael Teixeira — Diretor Comercial da Prime Café
Thomas Giuberti — Assessor da XP Investimentos
19h40 – Painel Especial: Reforma Tributária e o Setor Cafeeiro
Como se preparar para as mudanças de 2026
Participantes:
Caio Francisco Fiorot — Coordenador do Agro Meet Hub e diretor da Campo Vivo
Igor Lubiana Chisté — Chisté & Giuberti Advogados
Izabella Tessarolo — Contadora da TESS e CEO da Haus ADM
Thiago Tissei — Prime Café
Encerramento com jantar.
Momento de integração e confraternização entre os participantes.
Assessoria de Imprensa

