
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Specialty Coffee Association (SCA), como mais uma iniciativa da inédita parceria que assinaram este ano, cumpriram, na semana passada, agenda no Brasil para disseminar o sistema Coffee Value Assesment (CVA), novo protocolo oficial para avaliação de café especial no país, expandir as ações do programa “SCA Education” e fomentar o consumo do produto nos mercados interno e internacional.
No dia 2 de junho, o CEO da SCA, Yannis Apostolopoulos, a presidente, o vice e o diretor executivo da BSCA, respectivamente Carmem Lucia Chaves de Brito, a Ucha, Luiz Roberto Saldanha e Vinicius Estrela estiveram em Brasília (DF), onde se reuniram com Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil); e Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC).
O dia 3 foi marcado por visitas em Curitiba (PR). A delegação foi ao Lucca Lab, referência no programa “SCA Education” no Brasil, ao Festval, uma das maiores redes varejistas da Região Sul do país, e ao Festival Tutano, tradicional evento gastronômico da capital paranaense. No dia seguinte, a diretoria da BSCA levou o CEO da SCA à Casa Santa Luzia, tradicional cafeteria em São Paulo (SP), e ao Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP), para conhecer o maior banco de germoplasma de café do mundo.
Na quinta-feira, dia 5, o tour voltou à capital paulista, onde visitaram a Um Coffee Academy, a maior “Escola SCA” no Brasil, que oferece cursos para todas as certificações da entidade internacional, e um “press coffee” na IL BARISTA, uma das pioneiras em cafés especiais no país, quando receberam jornalistas para falar da parceria BSCA-SCA, do sistema CVA e das ações “SCA Education” para capacitação de toda a comunidade brasileira do café especial.
“Pude notar como o consumo de café especial tem crescido rapidamente no Brasil, mercado que acreditamos que se tornará o principal consumidor de café do mundo em alguns anos”, projeta o CEO da SCA.
Nesse sentido, conforme ele, a parceria entre SCA e BSCA será fundamental para dar esse impulso no consumo. “Buscamos disponibilizar, à comunidade de cafés especiais, o que há de mais moderno em conhecimento disponível e em um programa educacional de nível global”, completa Apostolopoulos.
A presidente da BSCA comenta que as iniciativas incluídas no Memorando de Entendimento assinado com a SCA são um divisor de águas, pois envolvem uma maior proximidade com os consumidores, já que o CVA permite a conexão direta das preferências dos apreciadores da bebida à avaliação sensorial do café especial, reconhecendo variações de gosto e contexto de consumo.
Além disso, o foco em educação e capacitação da comunidade do café especial, segundo Ucha, permitirá o desenvolvimento profissional dos profissionais do setor através de treinamentos e certificações reconhecidos mundialmente.
“Vamos tornar a educação de alta qualidade mais acessível aos profissionais da cafeicultura em todo o país. De produtores e provadores a torrefadores e gerentes de qualidade, queremos e vamos ajudá-los a desenvolver habilidades e capacidades necessárias para prosperar em um mercado global dinâmico e fomentar o consumo do café especial”, conclui.
Assessoria de Imprensa