Brasil amplia participação no mercado de café especial do Oriente Médio

Empresários realizaram US$ 48,6 milhões em negócios na World of Coffee Dubai

por Portal Campo Vivo
Foto: BSCA

O Oriente Médio é um tradicional parceiro dos cafés do Brasil e, nos últimos anos, com o olhar mais voltado ao produto especial, vem ampliando suas aquisições. Em 2024, esse conglomerado de países importou *3,266 milhões de sacas de 60 kg do fruto nacional, gerando uma receita cambial de *US$ 820 milhões, montantes que implicam crescimentos de 22% em volume e de 47,4% em receita, na comparação com 2023.

Cientes dessa evolução, empresários brasileiros do setor de cafés especiais seguem intensificando networking e negócios com clientes e investidores desse segmento no Oriente Médio e regiões vizinhas. De 10 a 12 de fevereiro, 23 empresas participantes do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizaram 665 contatos comerciais – sendo 444 novos – na World of Coffee Dubai 2025, nos Emirados Árabes Unidos, que renderam US$ 48,606 milhões em negócios presenciais e a possibilidade de mais US$ 143,083 mi até o evento de 2026, podendo elevar o total para US$ 191,689 milhões.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Na comparação com a edição de 2024, quando a delegação brasileira, através de 389 contatos, fechou transações comerciais de US$ 58,059 milhões — US$ 7,1 mi presencialmente e US$ 50,959 mi nos 12 meses subsequentes —, o atual montante projetado pode representar um incremento de 230,2% envolvendo as negociações dos cafés especiais do Brasil com importadores do Oriente Médio e representantes de empresas de países de Europa e Ásia que estiverem na feira.

A evolução do consumo de café no mundo árabe, principalmente dos especiais, foi diagnosticada pela BSCA em 2020, quando participou da primeira edição do evento em Dubai, conta Vinicius Estrela, diretor executivo da entidade.

“É um crescimento constante e temos sidos cirúrgicos em mantermos nossa presença na feira. O que muito nos anima é que os árabes estão consumindo cada vez mais cafés especiais brasileiros. Foi mais uma oportunidade interessante para nossa delegação, composta por cooperativas, produtores, exportadores, entre outros, acompanhar essa apoteose de busca por nossos cafés especiais”, revela.

O executivo completa que a performance do consumo no Oriente Médio estimula o trabalho de promoção na região por parte de BSCA e ApexBrasil, de forma que o país permaneça como destacado player no atendimento à crescente demanda local.

“Temos visto a multiplicação de cafeterias e grandes investimentos realizados por empresas e governos na cena do café especial por lá, o que contribui para que o Oriente Médio se consolide como ponto focal das principais cadeias internacionais do setor, fomentando o surgimento de muitos operadores no local e transformando Dubai, além de indicador de comportamentos culturais devido a sua modernidade, em um hub global, com multinacionais locais adquirindo o café para reexportação”, analisa.

A participação brasileira na World of Coffee Dubai 2025 contou com um estande, onde houve village para exposição de cafés especiais das empresas participantes; sala de cupping, que realizou oito sessões de degustação com bebidas elaboradas pelo produto especial cultivado em diversas regiões produtoras do Brasil; sala de reuniões e negócios; e um “brew e espresso bar”, que apresentou a iniciativa “Destaques BSCA”, a qual apresentou cafés especiais com a certificação de rastreabilidade da Associação, com pontuação superior a 88 pontos na escala de qualidade de zero a 100, reforçando o compromisso da entidade com a excelência e a transparência na cadeia produtiva.

* Dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

WORLD OF COFFEE DUBAI
A quarta edição da feira, que é organizada pela DXB Live em colaboração com a Specialty Coffee Association (SCA), teve público superior a 13,5 mil pessoas e contou com a presença de 1.650 marcas e 320 expositores internacionais, de mais de 50 países. Atualmente, a World of Coffee Dubai é um centro internacional relevante, reunindo partes interessadas de todos os segmentos da cadeia produtiva mundial, principalmente do Oriente Médio, Europa e Ásia, e promovendo valioso networking. A quinta edição da exposição está prevista para 18 a 20 de janeiro de 2026.

BSCA

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar