As inscrições estão abertas e o evento será realizado no dia 19 de fevereiro
Jaguaré celebra este ano 70 anos de uma cultura que transformou a economia da cidade: o café conilon. No próximo dia 19 de fevereiro, será realizado no Município o “Seminário Café Conilon: Quantidade com Qualidade” que está com inscrições abertas. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e acontecerá no Parque de Exposições Alfeu Sossai, a partir das 8h30.
Os produtores interessados em se inscrever devem acessar o link https://forms.gle/RFno4XFVXYAfRihx7 e preencher o formulário. O encontro é aberto para participação de produtores de outros municípios. Entre os assuntos a serem abordados estão: Nutrição para quantidade e qualidade; Certificação do café; e “Qualidade do café e expectativas para o mercado”.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
O secretário de Agricultura, Jordano Sossai Grobério, destaca que está na hora de fortalecer ainda mais a produção local e alcançar novos patamares de qualidade e rentabilidade.
“Pensando no momento que a gente está passando por alta valorização da saca, queremos mostrar ao produtor a importância de se perder menos na hora da colheita. Se perdermos duas ou três sacas por secador no valor que está hoje, o prejuízo se torna muito grande”, relatou o secretário.
Jaguaré é o terceiro maior produtor do grão no Espírito Santo, segundo dados do Painel Agro do Incaper de 2023. A produtividade média de 47,4 sacas/hectare. Com investimentos em técnicas de manejo e na produção de cafés especiais, o município já conta com nove marcas registradas.
Confira a programação completa:
9h30 – Palestra sobre “Nutrição para quantidade e qualidade”, com André Siqueira – Especialista em Desenvolvimento de Mercado, da Yara Fertilizantes Brasil;
10h – Palestra sobre “Certificação do café”, com Alan Libardi – Especialista em cadeia produtiva, sócio-diretor da Colheito Consultoria;
10h30 – Palestra “Qualidade do café e expectativas para o mercado”, com Joessé de Oliveira Junior – Engenheiro Agrônomo, Extensionista rural, do Incaper desde 2013.
Da redação