Safra do café: mais de 340 mil sacas devem ser colhidas pelos cafeicultores em Pinheiros

por Portal Campo Vivo

Mesmo com desafios climáticos, a expectativa é manter a produção registrada em 2022

Érico Orletti

Com previsão de iniciar entre os dias 8 e 15 de maio a colheita das primeiras áreas de café Conilon em Pinheiros, cidade que fica no extremo Norte do Espírito Santo, a expectativa, conforme dados do Sindicato Rural do município, é de que na Safra em 2023 sejam colhidas mais de 340 mil sacas de café. Essa produção corresponde a uma área de aproximadamente 9 mil hectares.

Mesmo com os fatores climáticos desfavoráveis que atingiram o estado e causaram prejuízos em muitas lavouras, segundo o presidente do sindicato, Érico Orletti, que também é produtor rural e sócio da empresa Jisa Agrícola Ltda, mesmo diante dessas condições, a produção deve manter os dados dos anos anteriores, com previsão de uma colheita entre 340 mil a 350 mil sacas do grão.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Para esse ano, também já se sabe que os desafios podem ser ainda maiores que os já enfrentados nas safras dos anos anteriores.

“Falta de mão de obra e legislação trabalhista sem clareza deixa de um lado o produtor precisando de gente com carteira assinada e do outro o trabalhador com medo de assinar e perder o Bolsa Família. Outra questão é a insegurança jurídica do atual Governo com relação ao direito de propriedade. São questões que refletem no psicológico do produtor tirando o foco dos problemas que já são enfrentados durante a safra”, comentou Orletti.

Em Pinheiros, o café é uma cultura importante, e o presidente do Sindicato Rural do município pontuou que os consórcios de plantios têm ganhado cada vez mais espaço para diversificação do agronegócio local que tem associado o café, o mamão e a pimenta nas propriedades.

“O agro local sempre foi pujante, empreendedor e altamente tecnológico, lançando tendências como, por exemplo, os consórcios de plantio de mamão e café juntos na mesma área e, agora, plantando pimenta também em consórcio com mamão para otimizar tempo e minimizar custos”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Pinheiros.

Colheita Conilon no ES

Segundo dados do 1º Levantamento da Safra de Café 2023, divulgado em janeiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2023 o Espírito Santo deve manter a posição no ranking de maior produtor de Conilon do Brasil, com uma área em produção de 66%, seguido de Rondônia (RO) com 16%, Bahia (BA) com 11% e 6% de outros municípios.

Ainda conforme a Conab, depois de uma safra recorde em 2022, a perspectiva para a temporada atual sinaliza uma certa redução no potencial produtivo, particularmente em razão de intercorrências climáticas registradas no Espírito Santo, principal estado produtor da espécie.

A estimativa é de que a produção total neste ano seja de 17,51 milhões de sacas de café Conilon beneficiado, 3,8% menor que o volume nacional obtido na safra passada.

Redação Campo Vivo

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar