Dia de campo apresenta 64 clones do café Robustas Amazônicos

por Portal Campo Vivo

Diversidade de clones de café cultivados em Rondônia será apresentada por pesquisadores da Embrapa em dia de campo

Foto: Renata Silva/Embrapa

A diversidade de clones de café cultivados em Rondônia será apresentada por pesquisadores da Embrapa em dia de campo que discutirá aspectos relacionados à escolha de clones e o manejo da cultura no estado de Rondônia.

Neste evento, será possível ver, em condições de campo, cerca de 64 clones, selecionados pelos agricultores de Rondônia e pela Embrapa, e que estão sendo estudados por pesquisadores da Embrapa Rondônia. Os clones fazem parte do projeto Rede de Avaliação de Clones do Estado de Rondônia, que tem o objetivo de caracterizar os principais clones cultivados em Rondônia para orientar os agricultores quanto a escolha das melhores combinações para compor novos plantios.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Também será uma oportunidade para os participantes discutirem sobre as técnicas de implantação da lavoura, de podas de formação, de produção e de renovação da cultura. “A ideia é destacar aspectos prioritários para a obtenção de uma lavoura produtiva, afinal a longevidade e a viabilidade do cafezal dependem de manejo e clones produtivo”, afirma Davi Oliveira, analista da Embrapa Rondônia.

Segundo João Maria Diocleciano com o uso de técnicas simples que serão demonstradas de forma prática no dia de campo, os cafeicultores vão conseguir aumentar a produtividade do café. “As práticas de indução de brotação como a poda apical ou vergamento são alguns dos pontos que vamos apresentar”, disse.

Os participantes também receberão informações sobre o livro “Robustas Amazônicos – os cafeeiros cultivados em Rondônia” produzido pela Embrapa em parceria com a SEDEC (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico) Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e cafeicultores do estado de Rondônia e que está sendo disponibilizado para a cadeia produtiva do café do estado.

“Este dia de campo é uma excelente oportunidade para estudantes, técnicos e produtores de café se atualizarem sobre as novas tecnologias disponíveis para aprimorar a produção e a qualidade dos grãos de café. Além de ser um momento importante de integração da comunidade apoiadores e cultivadores do café Robustas Amazônicos”, afirma o pesquisador da Embrapa, Marcelo Curitiba Espíndola.

Agrolink

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar