O mercado de defensivos no mês de junho, no comparativo de 2008 com 2009, apresenta índice 22% maior nas vendas totais de herbicidas, fungicidas, inseticidas, acaricidas entre outros.
Os fungicidas são os que apresentam maior aumento, de 50%, seguidos pelos inseticidas, que variaram 21%. Os herbicidas são os responsáveis por praticamente 50% do mercado de defensivos e ocupam o terceiro lugar entre os produtos de maior variação, com 14% de previsão de aumento nas vendas em 2009.
As vendas de defensivos acumuladas até junho de 2009, em comparação com o mesmo período de 2008, apresentaram crescimento de 5%, totalizando R$ 4.244 milhões. O destaque fica com a variação negativa de 11% para os inseticidas e a estabilidade do mercado de acaricidas, que manteve o mesmo índice do ano passado.
Nos três mercados principais, herbicidas, fungicidas e inseticidas, a queda do milho 1ª safra foi um dos principais agravantes, juntamente com a baixa eficiência nos mercados de algodão, cana-de-açúcar, soja e café. Os mesmos mercados de defensivos registraram crescimento para o milho safrinha, soja, feijão, tomate, batata, algodão e trigo.
Agrolink

