Nesta sexta-feira (11), cerca de 300 pais e alunos de escolas rurais de Vila Pavão irão participar do Terceiro Seminário de Educação no Campo, que será realizado no Ginásio Poliesportivo do município, das 8 às 16h. Na oportunidade, serão realizadas palestras e apresentações culturais com o objetivo de valorizar o homem do campo e a cultura local, além de conscientizar os participantes sobre a importância da utilização de procedimentos sustentáveis na agricultura.
O evento tem a realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Prefeitura de Vila Pavão, e os estudantes fazem parte dos Centros Municipais de Educação Agroecológica (CMEA) e dos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural (Ceier).
O Coordenador do Programa de Adequação Ambiental do Incaper, Miguel Ângelo Aguiar, falará aos produtores sobre a adequação ambiental das propriedades. Ele irá abordar as exigências legais de preservação dos espaços rurais, como a manutenção da reserva legal, que consiste na ocupação de 20% da área total da propriedade com florestas, e das áreas de preservação permanente, que se referem às margens de rios, cabeças de nascentes, topo de morros e áreas com declividade acentuada. Mas, além disso, será esclarecido o porquê dessas leis e as vantagens que a adaptação ecológica traz para o agricultor.
Segundo Miguel, sua palestra buscará quebrar o paradigma de que a floresta dentro da propriedade só causa empecilhos e desperdício de espaço. “Práticas ecologicamente corretas contribuem para a conservação da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, preservação do solo, biodiversidade, resistência da plantação a seca, retenção de água no solo, entre outros benefícios.
Em outra palestra será abordada a temática das propriedades órfãs, pelo Professor Mestre da Escola Agrotécnica Federal de Colatina, Rogério Calliari. De acordo com o Secretário de Educação de Vila Pavão, Max Borem, as propriedades rurais ficam “órfãs” quando os filhos dos agricultores familiares vão para a cidade estudar temas que não estão relacionados à agricultura, e, dessa forma, não há ninguém para dar continuidade ao trabalho campestre.
Segundo Max, o trabalho desenvolvido no município de educação rural busca enriquecer o trabalho dos agricultores e valorizar e fixar o homem no campo. “O produtor deve se sentir orgulhoso de pertencer ao meio rural e valorizar a cultura de seus ancestrais”, afirma.
Os três Centros Municipais de Educação Agroecológicos (CMEA´S) participantes farão apresentações que explorem a cultura de Vila Pavão, com o intuito de enriquecer o evento com a tradição Pomerama, Italiana e Africana presentes no município. Vale lembrar que as escolas rurais associam o ensino básico ao aprendizado agrícola.

