Queijo capixaba está na lista dos dez melhores do Brasil

0

O portal de notícias Estadão, em sua sessão Paladar – Comida realizou uma seleção em parceria com o livro Queijos do Brasil e do Mundo, de José Osvaldo do Amarante e uma degustação de alguns dos melhores queijos que apareceram no mercado nos últimos anos.

A triagem, que contou com a participaram da degustação Amarante, os especialistas Bruno Cabral (Mestre Queijeiro) e Fernando Oliveira (A Queijaria), além da editora do Paladar, Patrícia Ferraz, e do crítico gastronômico, José Orenstein, deu origem a uma lista dos dez melhores queijos do Brasil e nela consta um capixaba.

Ainda de acordo com o Estadão, a produção nacional tem grandes queijos regionais, como o serrano do Rio Grande do Sul, o coalho do Nordeste, dentre tantos outros. E eles estão em destaque em lojas especializadas não apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas em diversas capitais.

O capixaba degustado e aprovado pelos especialistas foi denominado como “Vai Com Tudo”, é de Venda Nova do Imigrante e sua classificação é a nona. Suas especificações são:

Leite: cru de vaca

Textura: amanteigado

Maturação: 30 a 45 dias

Descrição: este é um queijo fácil, por assim dizer: suave na boca e com boa acidez, equilibrado do começo ao fim. Um bom queijo de mesa, ótimo para acompanhar um café mineiro.

Produtor: a serra capixaba é região de imigrantes italianos, como este produtor. Radicado há poucos anos no País, Amedeo Mazocca faz outros dois tipos de queijo de receita italiana.

Preço: R$ 121 (o quilo)

Os outros da lista:

“Picante”, extra curado de Chapecó – Santa Catarina

“Giramundo” de Itapetininga – São Paulo

“Joaninha”, complexo de Joanópolis – São Paulo

“Mimo da Terra”, cremoso de Natividade da Serra – São Paulo

“Ovelha das Vertentes” de Itapecirica – Minas Gerais

“Cuesta” de Pardinho – São Paulo

“Parmesão Artesanal” de Alagoas – Minas Gerais

“Raclette Mineiro” de Almenara – Minas Gerais

“Vai com Tudo” de Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo

“Serrano”, imperdível de São José dos Ausentes – Rio Grande do Sul

 

 

Linhares em dia / Estadão

Compartilhar:

Deixar um Comentário