6
A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), fez uma indicação ao Governo do Estado para que seja restaurado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o painel “Cultura do Cacau”, de autoria da artista plástica Marian Rabello, localizado na entrada do prédio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, no Município de Linhares-ES.
Nascida em Vitória, em 1931, Marian Rabello produz profissionalmente desde meados da década de 1960 e possui pinturas e mosaicos em azulejo espalhados em prédios públicos do Espírito Santo e fora dele.
“No ano que vem o cacau completa um século de existência no Espírito Santo. A indicação visa preservar essa importante obra que está se deteriorando com a ação do tempo e falta de conservação adequada. Além de recuperar essa obra de arte, a Comissão de Agricultura, da qual sou presidente, também está lutando pela preservação da gerência regional da CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira de Linhares). A gerência, ligada ao Ministério da Agricultura, é responsável por promover o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras de cacau no Brasil. Aqui no ES a CEPLAC atendeu, só no ano passado, 480 produtores. O risco de extinção da gerência no ES é uma questão meramente administrativa, que se vier a se concretizar vai acabar com a independência financeira e de ação que possui para ficar subordinada à Bahia”, declarou Janete de Sá (PMN).
Campo Vivo com informações de assessoria da Deputada Janete de Sá