O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai revogar resolução que liberava importação de café do exterior. A decisão foi confirmada pelo ministro da Agricultura Blairo Maggi ao deputado federal Evair de Melo (PV/ES) e o senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES), nessa sexta-feira (20). Há dez dias a ministra anterior, Kátia Abreu, havia revogado a Resolução nº 3, de 20/05/2015 que suspendia a importação de café verde do Peru.
O setor cafeeiro brasileiro reagiu com força à decisão da ex-ministra e contou com o apoio de Evair de Melo e Ricardo Ferraço, da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputados e do Conselho Nacional do Café.
“Uma atitude irresponsável do governo anterior que colocou em risco milhares de famílias de agricultores que vêm enfrentando uma série de dificuldades, e que lutam para cumprir todas as exigências ambientais, fitossanitárias e sociais que a atividade exige. Nos juntamos a essas famílias e fomos buscar solução junto ao atual ministro”, explica Evair.
O deputado, que é membro da Comissão de Agricultura e da Frente Parlamentar do Café e da Agropecuária da Câmara dos Deputados, encaminhou, chegou a protocolar projeto de decreto legislativo junto ao MAPA para suspender a importação. Nessa semana, Evair e Ricardo estiveram com o ministro da Agricultura Blairo Maggi, para defender os interesses dos produtores brasileiros.
“Estamos aliviados e confiantes de que vencemos mais uma batalha que vai beneficiar diretamente milhares de famílias em nosso Espírito Santo. Um esforço coletivo, trabalhado por muitas mãos, que fortalece nossa principal atividade agropecuária”, comemora Evair.
Campo Vivo com informações de assessoria