Exportação de café do Brasil cai 25% em abril, diz Cecafé

0

As exportações de café do Brasil, incluindo café verde, torrado e solúvel, totalizaram 2,41 milhões de sacas de 60 kg em abril, queda de 25 por cento ante o mesmo mês de 2015, informou nesta quarta-feira o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

"Os estoques vinham atendendo bem até março. Porém, a partir deste mês, por conta da entressafra e do bom desempenho anual das exportações e do consumo interno, houve a redução que já era esperada. Trata-se de algo pontual e a expectativa é que o mercado volte a crescer nos próximos meses com a abertura da nova safra", disse em nota o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

As exportações de café verde, incluindo café arábica e robusta, somaram 2,15 milhões de sacas no mês passado, queda também de 25 por cento na comparação anual.

A retração mais acentuada foi nos embarques de café robusta (-89 por cento), que somaram apenas 59 mil sacas no último mês.

Já os embarques de arábica, variedade na qual o Brasil domina a produção e o comércio global, somaram 2,09 milhões de sacas em abril, queda de 11 por cento ante mesmo mês de 2015.

"O país está vivendo o fim da safra 2015/16, quando é normal que haja uma queda nos estoques, resultado de uma produção menor no ano anterior e que, consequentemente, reflete na exportação", destacou o Cecafé em seu relatório mensal.

 

 

Reuters
Compartilhar:

Deixar um Comentário