O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou, na última sexta-feira (06), um dia de campo sobre bovinocultura de leite no município de Ecoporanga. O evento teve como objetivo informar os produtores sobre temas relevantes de interesse na pecuária de leite, além de mostrar dados zootécnicos, econômicos e planejamento da propriedade modelo.
O dia de campo foi divido em três momentos. A primeira parte foi voltada para demonstração técnica de pastagens, através do plantio direto em uma área onde antes havia uma pastagem degradada. “É uma técnica importante e inovadora porque não há uso de máquinas. Essa tecnologia é acessível a todos os produtores rurais, reduz perdas de insumos, evita danos ambientais como voçorocas, deslizamento de encostas e assoreamento dos rios, além de diminuir os custos de implantação de pastagem”, explicou o zootecnista e extensionista do Incaper, Lázaro Samir Abrantes Raslan.
No momento seguinte, o tema abordado foi a reserva de alimentos, através de silagem de capim Cameron e a importância de se ter área de capineira como reserva alimentar. Por fim, o terceiro momento foi sobre suplementação energética, proteica e mineral, e sua importância nos índices reprodutivos, produtivos e econômicos na criação de bovinos.
Foram aproximadamente 120 participantes entre produtores, estudantes do IFES e da UFES, além de técnicos do Incaper.
Lívia Helena Caniçali