Nesta terça-feira (12), cerca de 30 agricultores familiares irão participar de um treinamento sobre café com sustentabilidade no município de Ibitirama. É uma realização do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Prefeitura municipal de Ibitirama.
Pela manhã os agricultores irão participar de um treinamento teórico sobre colheita e pós-colheita do café, ministrada pelo engenheiro agrônomo do Incaper que atualmente está à disposição do Cetcaf, Marcos Moulin Teixeira. Segundo ele, para se ter um café bom é preciso certos cuidados já que o mercado quer café, mas pede cafés de qualidade. “É preciso entender que quantidade não é necessariamente qualidade e o que dá retorno para os produtores é café de primeira linha, exigido pelos consumidores", explicou.
Em seguida, é na comunidade da Figueira, na propriedade do produtor de leite e de café, Edvard Vimercatti, que os agricultores irão acompanhar, na prática, as técnicas apresentadas pela manhã.
“Ações como estas levam os produtores e futuros produtores de café, a aprender de que forma se faz apenas cafés com qualidade e além disso, se organizar para comercializar o café com os melhores preços”, lembrou o chefe do Escritório Local (ELDR) do Incaper em Ibitirama, Aristódemos de Paiva Hassem.
As inscrições estão encerradas.
Tatiana Caus