Aproximadamente 25 agricultores do município de Jaguaré, Norte do Estado, comemoraram a experiência de sucesso da loja “Pão da Terra”, que há mais de um ano comercializa produtos agroecológicos. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal, está apostando na ideia.
A loja já comercializa mais de 50 produtos como frutas, verduras, bolos, biscoitos e artesanatos, que movimentam cerca de R$ 8 mil por mês. O grupo de agricultores se reúne mensalmente no escritório local do Incaper em Jaguaré.
“A importância dessa iniciativa da comercialização de produtos agroecológicos no município é fortalecer a agricultura de base familiar sustentável, causando impacto diretamente na preservação do meio ambiente, estimulando a diversificação das atividades agrícolas na propriedade dos agricultores e promovendo o espírito cooperativista, ou seja, incentivando os agricultores a se organizar em associação nas comunidades. Além disso, fomenta a parceria entre os órgãos estaduais, municipais e sociedade civil organizada” disse o extensionista do Incaper, Domingos de Jesus.
Agroecologia
A cartilha “Agricultura orgânica e agroecologia: princípios, métodos e práticas”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apresenta diversas técnicas que podem ser utilizadas na agricultura orgânica e conta com ilustrações e infográficos para facilitar a compreensão do tema. O autor da publicação é o pesquisador do Instituto e doutor em Agroecologia, Jacimar Luís de Souza.
Para saber mais sobre o documento digital é só acessar o link: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/766/1/Agroecologia-Ainfo.pdf ou ligar para a Biblioteca Rui Tendinha pelo telefone (27) 3636-9847.
Vanessa Capucho